Profissionais de diversas áreas sentem grande dificuldade em se expressar e isto acaba se tornando um grande obstáculo para que as empresas consigam bons resultados. A falta de habilidade na comunicação causa má compreensão e dificulta a objetividade.
Uma informação mal transmitida pode trazer situações conflituosas entre as equipes, o que torna o trabalho improdutivo e desgastante.
Para evitar conflitos e ter uma comunicação clara e objetiva dentro das empresas, listamos aqui 13 dicas:
1- Tenha uma meta
Ao começar uma conversa, já tenha em mente o seu objetivo. Resuma em algumas frases onde pretende chegar e deixe clara a sua mensagem e o que pretende com ela. Ficar rodeando antes de revelar o motivo principal é tedioso e torna o diálogo confuso.
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2- Inclua seu interlocutor
Incluir a outra pessoa como parte do projeto faz com que ela ouça e se comprometa mais. Procure usar sempre “nós” e se fizer algum elogio, use sempre “você”.
3- Respeite
Na conversa, procure sempre olhar nos olhos do interlocutor. Leve em consideração seus argumentos. Demonstre que está aberto a ouvir as opiniões do outro e tome cuidado com respostas agressivas.
4- Faça perguntas
Pergunte ao outro sobre suas perspectivas para que a conversa fique mais clara. Para entender melhor, faça questões objetivas, como “Quando isso aconteceu?” e “Por que chegou a essa conclusão?”.
5- Escute
Preste atenção no que o outro diz e olhe para ele sem interrompê-lo. Evite formular sua resposta enquanto o comunicador fala, pois isso pode causar distração. Tente se expressar, acenando com a cabeça e dando sinais de que está entendendo a conversa.
6- Fique atento ao tom de voz
A forma como as pessoas interpretam o que é dito não depende apenas do conteúdo, mas também de como é falado. O tom de voz e a postura também transmitem mensagens.
7- Linguagem corporal
O corpo fala tanto quanto a voz. Nosso cérebro é preparado para detectar e compreender a linguagem corporal. Por isso, atente-se à sua postura e fisionomia enquanto conversa, para que suas expressões sejam coerentes com o que você diz.
8- Faça críticas objetivas
Se for criticar, foque no comportamento inadequado e não na pessoa. É difícil mudar a personalidade, mas podemos ajudar alguém a ter modos mais adequados.
9- Argumente com exemplos
Use casos específicos para justificar seu argumento ao invés de generalizar. Por exemplo, se for dizer a uma pessoa que ela se atrasa, lembre-a de como chegou tarde nos últimos dias. Em uma reunião, use argumentos que ajude as pessoas a se lembrarem do que foi dito depois.
10- Use “e” ao invés de “mas”
Quando fazemos um elogio a uma pessoa e logo em seguida usamos “mas”, tudo o que dissemos foi desconstruído. Use frases com a conjunção “e”. Por exemplo, “Adorei a ideia e acho que uma abordagem diferente seria mais eficaz”. Este artifício faz com que a outra pessoa ouça melhor o seu ponto.
11 – Não fique na defensiva
Muitos mal-entendidos poderiam ser evitados se os profissionais expusessem mais as suas opiniões. Adote uma postura assertiva e não fique apenas ouvindo. Faça perguntas para explorar as diferenças de pontos de vista.
12- Saiba ficar em silêncio
Expor suas opiniões é muito importante, mas é preciso fazer isto no momento certo. Antes de falar, ouça. O silêncio permite a quem escuta ganhar tempo para processar o que foi dito e organizar os pensamentos antes de dar uma resposta.
13- Pratique a empatia
A melhor maneira de entender o outro é colocar-se em seu lugar e imaginar como ele recebe a informação. Pense como gostaria de ser tratado se fosse a pessoa com quem conversa e tente imaginar se ela entende tudo da mesma forma que você diz.
Com informações do Portal Exame