4 indicadores para você medir os resultados do blog

Assim como nas redes sociais, para medir os resultados do blog é preciso acompanhar algumas métricas que indicam o desenvolvimento deste trabalho do Marketing Digital.

Muitas empresas mantém um blog apenas para compartilhar alguns conteúdos. Entretanto, quando usado estrategicamente, pode ser uma excelente ferramenta para otimizar a divulgação do negócio e alcançar os resultados desejados.

Para isso, é preciso fazer um acompanhamento e analisar o desempenho e repercussão entre os visitantes. Não existem indicadores tão precisos como os das redes sociais, mas algumas perguntas podem te ajudar a enxergar os resultados.

Veja 4 questões que podem ser usadas como métricas para medir os resultados do blog:

1- O blog ajuda no desenvolvimento do meu negócio?

A finalidade do conteúdo publicado no blog é atrair, não apenas acessos, mas também leads para o seu negócio. Por isso, é importante saber quantas conversões foram feitas a partir deste canal.

Você pode usar ferramentas como chat online, pesquisas e até mesmo landing pages para capturar novos leads. Assim, você vai ter uma noção de quantas pessoas acessam o seu blog e quais os artigos mais buscados.

[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 2- O conteúdo agrada o público-alvo?

Um conteúdo relevante e interessante para o público é fundamental para o sucesso do blog. O desafio é saber se a estratégia da empresa está no caminho certo.

Um indicador que ajuda neste sentido é descobrir se o seu blog traz de volta os visitantes que já acessaram o seu site anteriormente. Se o número de retorno é alto, isso é um bom sinal.

Caso você perceba que não há um bom número de retorno, você pode repensar nas estratégias do seu conteúdo e tentar uma nova abordagem.

3- O blog está otimizado?

Assim como seu site, o blog deve funcionar de maneira responsiva. Ou seja, ele deve se adaptar para telas de diferentes dispositivos.

Você pode acompanhar estas visitas pelo número de acessos mobile e visitas orgânicas feitas por dispositivos móveis. Caso estes números estejam baixos, quer dizer que os visitantes têm dificuldades para acessar o seu site de celulares ou tablets.

Outro ponto a ser analisado é a velocidade de carregamento do seu blog. Se ele estiver muito lento, pode ter uma má classificação do Google e não ser bem posicionado nos resultados de busca.

4- As pessoas encontram o meu blog?

Um dos maiores segredos dos acessos orgânicos é o uso das palavras-chave. Quanto mais palavras relacionadas ao seu negócio forem usadas nos seus textos, maior a chance do seu blog aparecer em uma boa posição. Aposte nessa estratégia.

Com informações do blog Marketing de Conteúdo

Avatar

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.