Falar em público é uma tarefa que pode ser fácil para alguns, mas para outros, algo totalmente constrangedor. Se este é o seu caso, há algumas dicas para melhorar o ato da oratória, seja ela para uma grande plateia ou mesmo para pequenas reuniões.
Dominar a arte da oratória é uma ação que pode ser aprendida não só por líderes ou executivos de altos cargos hierárquicos, mas por todos que desejam se comunicar bem. No campo profissional, em quase todas as atividades desempenhadas existe a comunicação, seja com seu superior, clientes, parceiros ou fornecedores, por isso é fundamental desenvolver o seu discurso.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Para tanto, é preciso ser uma pessoa bem articulada. Uma oratória mais desenvolvida é capaz de informar melhor, convencer, engajar, motivar e atingir, assim, seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais. Veja abaixo cinco dicas para não errar na hora de falar em público:
1) Elabore um roteiro
São poucas as pessoas que conseguem se orientar em explanação em público sem ter um roteiro com o que irá dizer. Somente com muita prática, treino e experiência é possível atingir esse patamar. Para os que ainda estão no início e procuram se aperfeiçoar na arte de falar em público, é importante preparar previamente um roteiro. Assim, ensaie bastante antes e use-o como apoio. Não é recomendável, no entanto, que se carregue em mãos na hora da reunião ou palestra, faça isso somente caso esqueça algum ponto.
2) Conheça o conteúdo
É imprescindível dominar ou ao menos conhecer bem o assunto a ser apresentado, pois caso surjam imprevistos ou perguntas inesperadas você saberá como responder. Assim, se não for especialista no tema, estude bastante antes de falar em público.
3) Tenha timing
Evite prolongar-se sob um mesmo aspecto do tema discutido, isso pode desviar a atenção do público, pois se torna cansativo. O contrário também é um problema. Quando se aborda muito rapidamente algum assunto, a impressão para seus interlocutores é que você não conhece bem o tema abordado. Então, preze pelo equilíbrio, sempre!
4) Transmita confiança
Ao falar, procure sempre olhar nos olhos das pessoas de sua plateia e tente transmitir uma postura amistosa. Isso facilitará com que confiem no que está sendo dito por você.
5) Escute o seu ouvinte
Em ocasiões onde há possibilidade de ter um feedback de sua plateia, como por exemplo, na abertura de perguntas para o público, esteja atento àquelas direcionadas para você. Se for o caso de uma reunião, dê espaço para que os participantes possam também opinar para que desse modo a comunicação cumpra o seu papel.
(Com informações do Administradores)
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades