Dentro dos planejamentos de qualquer ação de Marketing Digital, é imprescindível estabelecer metas que deverão ser alcançadas pela equipe e analisar se a estratégia aplicada está no caminho certo.
Em geral, o mercado estabelece cinco indicadores para medir os resultados das ações de marketing. Aqui as listamos e explicamos como analisar cada uma. Confira:
1- Aquisição
Quais são suas ações para atrair mais clientes e quanto investe nelas? Um exemplo são os anúncios pagos para chamar seguidores para sua página nas redes sociais.
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2- Ativação
Quantos dos seus seguidores interagem com seus posts? Que ações você realiza para aumentar o engajamento deles em suas páginas? Como indicadores, vale analisar o número de curtidas, comentários e compartilhamentos.
3- Retenção
Seus clientes são fiéis à sua marca? Eles percebem a sua proposta de valor? Para medir isso você pode analisar o número de compras da mesma pessoa, recomendação para os amigos e satisfação.
4- Receita
Que ações você realiza para aumentar a conversão de vendas e a capacidade de geração de negócios? Quanto impacto cada uma traz para o faturamento da empresa?
5- Recomendação
Quais ações de marketing sua marca tem feito para garantir uma experiência positiva ao cliente para que ele recomende a outras pessoas? Quantos usuários indicam o seu negócio? Apesar de todas as práticas tecnológicas, o boca a boca ainda é o melhor marketing do mundo. Por isso, é importante agradar seus consumidores a ponto deles indicarem para outras pessoas.
Sabendo destes indicadores, aplique-os na verificação de seu resultado. Se algo não está batendo, é hora de rever as suas estratégias, pois o Marketing Digital sempre vale a pena.
Com informações do Portal Exame.