Há diversos motivos para profissionais liberais e porta-vozes de empresas fazerem Media Training. Aliás, a capacitação para lidar com jornalistas e conceder entrevistas deve ser o primeiro passo antes de iniciar um trabalho efetivo de exposição na imprensa.
Veja 5 razão para participar deste treinamento:
1) Aprender as palavras-chave
As palavras-chave são mensagens estratégicas para guiar o assunto diante uma entrevista. Muitas vezes, representam até os valores da organização. Aprender a usar os termos certos ajuda o porta-voz a transmitir a informação com clareza e sem ambiguidades, evitando que o executivo seja mal compreendido.
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2) Entender os diferentes tipos de veículos
Cada mídia transmite a informação de uma maneira diferente e, por isso, é importante que o porta-voz saiba falar com cada uma delas. Por exemplo, no rádio deve-se estar atento ao tom de voz, já que não há imagens.
Nas revistas e jornais, é importante passar detalhadamente a posição da empresa em relação ao assunto abordado. Já na televisão, o cuidado principal é com a postura adequada diante das câmeras.
3) Oratória
Além de usar bem as palavras-chave, o porta-voz deve ter um bom discurso ao lidar com a imprensa. Saber transmitir a informação com clareza e alinhada com o posicionamento e valores da organização é fundamental para uma entrevista com resultados positivos.
4) Manter a postura
Em revistas e jornais, as imagens são apenas em fotos, mas, na televisão, tudo é em vídeo. Algumas vezes, inclusive, ao vivo. O porta-voz, então, precisa atentar-se a diversos detalhes, desde seus gestos, para uma boa comunicação corporal, até a roupa com a qual se apresenta.
5) Saber lidar com repercussões negativas
Às vezes é inevitável que a empresa esteja envolvida em assuntos delicados, que possam prejudicar a imagem e posição diante do mercado, da imprensa e da opinião pública. Uma vez que isso acontece, a organização deve saber lidar com a situação, assumindo o erro e procurando a melhor forma de repará-lo. Equívocos podem acontecer a todo momento, mas a forma como se encara a situação conta muito para reestabelecer a imagem.
Mais que aprender um bom discurso, o Media Training passa ensina para o participante as diferentes maneiras de lidar e se comportar com cada tipo de veículo. E estas práticas de oratória ele pode aplicar não somente na mídia, mas em todos as áreas da vida pessoal e profissional.
Aprender a se comunicar melhor agrega muitos benefícios a todos que participam deste tipo de treinamento.