Embora a comunicação interna seja conhecida e essencial para o trabalho das equipes, muitas empresas precisam olhar para esta área com mais atenção. O erro pode não estar no planejamento, mas em pequenos hábitos que passam despercebidos e que atrapalham bastante o desenvolvimento do setor.
Confira 6 erros que podem acontecer na comunicação da empresa e você não nota:
1- Não perceber urgências
É importante seguir as estratégias da comunicação interna e manter todas as tarefas alinhadas. Entretanto, há casos de urgência que merecem mais atenção em certos momentos. Por exemplo, se a empresa vai tirar um produto de linha, é mais importante explicar logo o motivo aos colaboradores do que levar muito tempo planejando como isto será feito.
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2- Linguagem inapropriada
Cada área da empresa tem seus próprios termos técnicos e os gestores adoram usá-los. Isto prejudica a comunicação interna, já que muitos colaboradores podem não entender algumas palavras específicas.
Para manter a comunicação interna eficiente, adeque a linguagem de modo que todos os colaboradores entendam a mensagem corretamente.
3- Usar apenas uma plataforma
Com tantas opções de informação que temos hoje em dia, cada um se adapta a um meio diferente – desde emails até reuniões. Um erro comum na comunicação interna é usar apenas uma plataforma para passar as mensagens e esta prática acaba ignorando o hábito dos demais colaboradores.
Por isso, a estratégia de comunicação precisa abranger diversas plataformas, para que a informação seja passada para todos da empresa. Usar diversas plataformas não é um desperdício de tempo, mas sim, uma maneira de otimizar a comunicação.
4- Não checar o retorno
Tornou-se muito comum, devido à falta de tempo, a comunicação fazer disparos de mensagens sem a checagem de que todos receberam. Este equívoco só é percebido quando os resultados não saem como o esperado.
É importante ter um canal para que os colaboradores possam interagir e enviar dúvidas e sugestões em todas as plataformas. Isso permite que a comunicação se torne uma via de mão dupla.
5- Editar as demais informações
A relação entre a empresa e o colaborador se tornou mais humana e, por isso, as informações passaram a ser mais transparentes. Mesmo as coisas negativas devem ser passadas a todos, como queda de vendas, perda de clientes, problemas na produção. Caso contrário, rumores começam a ser espalhados e a produtividade dos profissionais e a confiança nos gestores podem ser abaladas. Edições devem ser feitas, mas nada que omita ou distorça os fatos.
6- Falta de estratégia
Não desenvolver um planejamento é certamente um dos maiores problemas para a comunicação interna. Muitos gestores acreditam que basta estar em contato com a equipe, mas, como já apresentamos, alguns hábitos simples podem atrapalhar o desenvolvimento da área.
Planejamento e estratégia evitam erros e criam diversas práticas positivas para o alinhamento das equipes.
Com informações do portal do Neotriad