Muitas estratégias podem ser trabalhadas nos sites, blogs e redes sociais. Mas, para saber se elas estão dando o resultado desejado, é necessário usar algumas métricas de Marketing Digital para acompanhar o desenvolvimento das suas ações.
Entre as informações apresentadas nestas métricas, é possível acompanhar o número de visitantes do seu site, abertura de email marketing, taxa de conversão, entre outras.
Separamos aqui 7 das mais importantes métricas a serem analisadas pelas empresas:
1- Número de visitantes
Esta métrica mostra o número de visitantes do seu site em um determinado período. É um indicador muito importante para ser acompanhado, pois se trata da audiência da sua página.
Por estes números é possível saber se os conteúdos postados são interessantes para o público, quais produtos eles mais buscam no site, horário mais acessado, etc. É um ótimo indicador para continuar seguindo com determinadas ações ou não.
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2- Taxa de conversão
Atrair um grande número de visitantes não é o suficiente se grande parte deles não se não se interessa em manter um relacionamento com a sua empresa.
Chamamos de taxa de conversão a porcentagem de visitantes que se transformam em leads. Ou seja, deixam seus contatos para manter um relacionamento com a sua empresa, recebendo informações como newsletters ou material para download, por exemplo.
Se a taxa de conversão cresce conforme aumenta o número de visitantes, é sinal de que sua empresa está atingindo o objetivo e criando relacionamento com possíveis clientes. Caso esse indicador não suba, é preciso rever suas estratégias para atrair novos leads.
3- Taxa de rejeição
Assim como é preciso analisar quantas pessoas se interessam pelo conteúdo do seu site, também é fundamental saber a taxa de visitantes que saem sem ao menos explorar os itens disponíveis.
Se você notar altas taxas de rejeição, é um sinal de que seu site deve passar por algumas mudanças. Um motivo para que isso aconteça pode ser a dificuldade dos internautas em encontrar as informações que precisam, ou que o layout esteja confuso, por exemplo.
4- Taxa de abertura e cliques
Estas são métricas usadas para o email marketing. Para calcular a taxa de abertura, divide-se o número de pessoas que abriu a mensagem pela quantidade que recebeu. Geralmente, os programas por quais são enviadas as campanhas também mostram o desempenho desta estratégia.
Já a taxa de cliques indica quantas destas mensagens abertas tiveram seus links abertos. Seu cálculo é feito dividindo o número de cliques pela quantidade de pessoas que viram o email.
Segundo a agência Resultados Digitais, uma boa taxa de abertura é a partir de 20% e de cliques, acima de 2%.
5- Perfil qualificado dos leads
Muitas pessoas podem se cadastrar para receber informações do seu site, mas observe quantos perfis registrados realmente são oportunidades de negócio. É importante, pois a maioria das suas estratégias será voltada para estes contatos.
Fazer ações para perfis não qualificados para o seu negócio é um mau investimento e não lhe trará nenhum retorno. Portanto, foque apenas em quem realmente é interessante para a empresa.
6- Leads por canal
Identifique quais canais são mais eficientes para seu negócio e trabalhe as estratégias nestas plataformas para atrair novos leads.
Dependendo do segmento da sua empresa, algumas redes sociais podem ser mais usadas que outras pelo seu público alvo. Por exemplo, se a maioria dos perfis que você busca está presente no Instagram, este pode ser um dos melhores canais para trabalhar a comunicação com as pessoas.
Esta métrica também indica os canais que apresentam melhores resultados, quais precisam melhorar o desempenho e aqueles que não são tão eficazes para se relacionar com o seu público.
7- Custo por Lead (CPL)
Para descobrir o CPL, basta dividir o valor investido no Marketing Digital pelo número de leads gerados. Muitas empresas não têm o conhecimento desta métrica e, por isso, não sabem quanto isso lhes custa.
Estas são algumas das principais métricas de Marketing Digital que devem ser observadas frequentemente. Por seus números é possível saber se as estratégias estão no caminho certo e se o seu negócio atrai o perfil de consumidores que a empresa procura.
Avalie suas métricas frequentemente e use-as como um indicador de melhorias do das suas ações de Marketing Digital.
Com informações do blog Resultados Digitais