Para uma empresa se manter bem no mercado, atrair clientes não é o suficiente. A retenção de talentos e satisfação de seus profissionais são fatores fundamentais para o sucesso e estabilidade.
Focar no público interno é uma das primeiras estratégias que uma empresa deve ter, motivando e criando laços com seus funcionários. E para isso, são feitas ações de endomarketing.
Endomarketing é uma ação interna, voltada para a própria empresa. E suas estratégias utilizam princípios do marketing, da comunicação corporativa e da administração, a fim de construir uma relação engajada, para que todos estejam conectados com uma visão única do negócio para o qual trabalham.
Não existe uma área específica para cuidar do endomarketing, pois ela pode variar em cada empresa. Desde a própria área de comunicação até a de Recursos Humanos, podem elaborar ações para motivar e atender às necessidades dos colaboradores.
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Uma gestão transparente, ouvir sugestões dos colaboradores e incentivá-los, reconhecer os talentos e recompensá-los, são atitudes mínimas para que exista o endomarketing dentro da empresa. Outro ponto importante é o apoio de todas as áreas da empresa, para que informem sobre os problemas de seus setores e haja uma solução o mais rápido possível.
Entre outras práticas de endomarketing, podemos citar campanhas estruturadas, materiais gráficos, festas comemorativas, happy hours, vídeos institucionais, palestras, treinamentos de equipes e outras ideias que se encaixem no perfil da empresa.
O endomarketing se torna uma troca muito vantajosa para a empresa e seus funcionários. Entre os benefícios, podemos listar:
Fidelização de clientes: com colaboradores mais motivados e engajados, eles passam mais credibilidade no momento da venda e acabam conquistando os consumidores.
Aumento das vendas: o tratamento e dedicação dos funcionário deixam os clientes mais satisfeitos, o que reflete na elevação das vendas, resultados e lucros.
Retenção de talentos: com as diversas possibilidades, o mercado se torna competitivo e difícil de reter bons profissionais. As ações de endomarketing incentivam os funcionários a se manterem em seus postos.
Melhoria do clima interno: as ações voltadas para os colaboradores impactam diretamente na produtividade e satisfação, melhorando a qualidade do trabalho e relacionamento entre eles.
Portanto, ações de endomarketing são investimentos fundamentais para manter a qualidade do serviço, relacionamento entre os colaboradores e até mesmo da imagem da empresa no mercado. E mesmo que não exija o custo mais alto, o engajamento deve ser o melhor possível.
Com informações do site Widoox