Com uma grande quantidade de redes sociais é possível que qualquer marca alcance seu público-alvo com pouco investimento. Assim, é possível que os consumidores tenham fácil acesso à informação e as empresas se aproximem de seus clientes.
Entretanto, aparecer nas plataformas digitais já não é o maior dos problemas das empresas, mas saber prospectar da melhor forma em cada rede social se tornou o grande desafio da vez.
Para conseguir trabalhar corretamente dentro de cada rede social é preciso conhecer como elas funcionam e o perfil de seus usuários. Siga os 2 passos abaixo para saber prospectar melhor por meio de cada mídia:
1- Defina o perfil de seu comprador
Para este passo é necessário fazer uma pesquisa de mercado, analisando o histórico de seus clientes e separar o perfil de cada um em sua base de contatos.
Separe de acordo com os diferentes tipos de perfis e determine os seguintes pontos:
- Dores: o que atrapalha essa persona (perfil do consumidor) a atingir seus objetivos e como seu serviço pode ajudar;
- O que a faz ficar feliz, que tipo de informação ou serviço “mexe” com essa persona;
- Quais são os objetivos dessa persona em geral;
- Canais em que você pode encontrar sua persona (aqui entram as redes sociais).
- Identifique a melhor rede social para o seu negócio.
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Cada rede social tem um foco diferente e não é necessário que sua empresa esteja em todas, apenas onde se encontra o seu público-alvo.
O Facebook é a plataforma mais democrática, com cerca de um bilhão de usuários de diversos perfis. Em seguida vem o Instagram, com 500 milhões de usuários que levam a imagem em conta, por isso, perfis interessados em arte, moda, gastronomia e outros assuntos relacionados se encontram lá. O LinkedIn é totalmente focado em assuntos profissionais e estão presentes desde CEOs até pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho. Já o Twitter é uma ferramenta de comunicação mais informal, utilizada para dar suporte e anunciar promoções.
Analise a que tipo de público a sua empresa atende e descubra quais as melhores redes sociais para atuar e atrair prospects. Do jeito certo, o seu perfil pode atrair muitos usuários e a marca ficará cada vez mais bem relacionada com seus clientes.
2- Saiba criar um relacionamento com seu público-alvo
Se para a sua marca ainda está difícil criar um relacionamento com consumidores e prospects, siga estas orientações:
- Construa uma marca profissional
Aqui entra aquele conselho que já demos diversas vezes: posicione-se como especialista na sua área. Nas redes sociais, a melhor forma é compartilhar os conteúdos postados em outras plataformas, como sites e blogs.
- Foque nos Leads corretos
Apesar de serem consideradas esferas públicas, as redes sociais ainda têm caráter privado. Por isso, é preciso saber quem tem o perfil certo para a sua empresa entrar em contato, definindo desde o começo quais são os critérios para a prospecção.
Se você já definiu sua persona, isso não deve ser um problema. Basta direcionar seu marketing para ela.
- Cuide da abordagem
Antes de entrar em contato com um Lead, estruture uma pauta para que a mensagem desperte o interesse do usuário, caso contrário, você poderá ser ignorado. As redes sociais permitem ver o histórico da pessoa para que você saiba os assuntos que a interessam e o que ela pode estar procurando no momento.
Dentro do LinkedIn, por exemplo, é possível o vendedor verificar o retrospecto da vida profissional do comprador.
No Facebook, você pode ver os interesses do prospect e quais páginas ele acompanha.
No Twitter, você consegue ter um termômetro do humor do cliente em potencial e saber o que ele está pensando.
As redes sociais são as melhores ferramentas para se relacionar com o cliente e esta estratégia pode dar muito certo se usada corretamente. Siga as dicas acima e comece o quanto antes o contato com seus prospects.
Com informações do blog Resultados Digitais