Quem pratica as estratégias de Marketing de Conteúdo tem como objetivo gerar autoridade para a marca e conquistar clientes. Entretanto, para obter um bom resultado é preciso ter os canais de relacionamento conhecidos e uma boa audiência para envolver seus visitantes e transformá-los em leads.
O blog é considerado o carro-chefe das estratégias de produção de conteúdo, mas não se promove sozinho. É preciso encontrar maneiras de divulgá-lo para trazer visibilidade e tráfego de qualidade para este canal.
Sendo assim, indicamos 8 maneiras para promover o blog da sua empresa. Confira:
1- Divulgue em seu site e nas redes sociais
Não anexar o blog no site da própria empresa é um erro, pois ali ele ganha grande visibilidade. Coloque-o como destaque na home, como no menu principal ou no rodapé da página. O importante é que o público o encontre.
Já nas redes sociais, você pode colocar o link do blog na descrição do perfil e, claro, compartilhar os conteúdos entre os posts que publica frequentemente.
[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
2- Incluir o link na assinatura do email
Geralmente, o email é finalizado com o nome da pessoa, contato e site da empresa. Colocar o link do blog no espaço da assinatura é uma ótima estratégia. Não é o principal objetivo da mensagem, mas é um meio que ajuda a gerar tráfego.
3- Peça ajuda aos colaboradores
Engajar o público interno pode ser o primeiro passo para criar audiência para o blog. Incentive o seu time a compartilhar o link nas redes sociais, indicar para amigos e familiares e interagir de outras formas.
É um começo muito valioso para a audiência do blog. Isso garante que você terá divulgadores ajudando a aumentar o tráfego.
4- Adote boas práticas de SEO
Aplicar as práticas de SEO ajuda a melhorar o seu posicionamento orgânico, além de torná-lo mais relevante para os buscadores e com uma experiência de navegação favorável aos visitantes.
Alguns exemplos desta prática são:
- Diminuir o tamanho do arquivo das imagens, reduzir o carregamento de códigos HTML e CSS e tudo que puder contribuir com a diminuição do tempo de abertura do site;
- Pesquisar as palavras-chave mais buscadas pelo público e menos concorridas entre os sites;
- Inserir essas palavras-chave no título, em intertítulos e no corpo de seus textos;
- Não copiar conteúdos de outros sites;
- Descrever as imagens, em poucas palavras, em sua tag alt;
- Ter o seu site adaptado aos dispositivos móveis.
5- Invista em links patrocinados
Mesmo com as estratégias de promoção orgânica, os anúncios pagos podem ser um grande aliado para aumentar a audiência de seu blog. Você pode investir em posts do Facebook, Instagram e Google AdWords, por exemplo.
É possível anunciar conteúdos específicos ou o blog como um todo. Mas, lembre-se de segmentar os anúncios de acordo com o perfil de cada usuário para obter resultados mais concretos.
6- Publique frequentemente e varie os temas
Poucas publicações e em longo espaço de tempo fazem o blog cair no esquecimento ou até mesmo perder a credibilidade. No entanto, não é necessário publicar todos os dias. Apenas defina uma frequência e priorize a qualidade do conteúdo. O importante é ser constante.
Outra dica é variar o conteúdo para que conquiste públicos diferentes.
7- Forme parceria com outros blogs
Formar parcerias com outros blogs do mesmo segmento é uma grande estratégia, pois ganhará visibilidade em diversos lugares. Essa prática é chamada de guest post, onde uma empresa convidada escreve para outra, gerando mais visibilidade e qualidade para as duas.
8- Promova o blog em canais offline
Os meios tradicionais também são uma ótima estratégia para divulgar seu blog. Assim, você pode promovê-lo por meio de cartões de visita, folders, flyers, catálogos, etc.
Existe uma variedade de opções para divulgar o seu blog e aumentar a audiência. Envolve engajamento de muitas pessoas e diversas práticas, desde compartilhamento nas redes sociais até parceria com outras empresas.
Analise quais destas maneiras estão ao seu alcance e comece a divulgação de seu blog.
Com informações do blog Saia do Lugar