Já compartilhamos diversas dicas para o sucesso da comunicação de sua empresa. Entretanto, também é importante lembrar sobre os erros de Marketing Digital que devem ser evitados, para que eles não prejudiquem a sua estratégia.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre o que não fazer em suas ações de comunicação, reunimos aqui alguns toques para te ajudar.
Confira 6 erros de marketing digital que devem ser evitados:
1- Não acompanhar os resultados
Em uma estratégia de Marketing Digital, mensurar os resultados das ações é fundamental para analisar o desenvolvimento do seu trabalho.
Pelos números é possível acompanhar o desenvolvimento das publicações e se elas dão o retorno desejado. Caso algo não saia do jeito planejado, a equipe descobre os erros a tempo e direciona as estratégias para outro caminho.
[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
2- Não definir suas personas
É preciso criar uma persona real para entender as necessidades do público que a marca quer alcançar. Quando não se determina as principais características, hábitos e preferências podem existir complicações para a equipe de comunicação na hora de traçar as estratégias.
Por isso, é importante ter os perfis dos potenciais consumidores definidos para fazer ações bem direcionadas.
3- Não ter objetivos estabelecidos
Antes de planejar as ações de comunicação, é preciso colocar uma meta para a sua marca. Quantas pessoas deseja alcançar? Qual o número de vendas que deve ser atingido? Perguntas como essas vão ajudar a definir os passos da sua estratégia.
Sem um objetivo estabelecido, a empresa perde o foco de onde chegar e não trabalha direito com as ações que devem ser colocadas em prática.
4- Não dar continuidade no relacionamento com os leads
Uma vez que o visitante se converteu em lead, você deve manter contato com ele enviando frequentemente conteúdos que possam lhe interessar.
Para que os leads estejam sempre atualizados sobre o seu negócio, envie emails periodicamente, como newsletters, para que fiquem por dentro das novidades da sua marca. Assim, quando desejarem fazer a compra de um produto que a sua empresa oferece, eles vão fazer a busca no seu site.
5- Não produzir um conteúdo otimizado
Nos materiais divulgados no site, blog e redes sociais, é fundamental destacar as palavras-chave, principalmente aquelas que são mais usadas no momento. Essa estratégia é muito importante para se destacar nos resultados orgânicos das buscas.
Além disso, se certifique de que suas páginas se adaptem para os diversos tipos de tela, pois grande parte dos visitantes navega pelos dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
6- Não usar as ferramentas necessárias de Marketing Digital
A tecnologia é uma grande aliada para a divulgação das marcas. Portanto, use todos os recursos que puder para atingir seu público-alvo, como site, blog, redes sociais, softwares, estratégias de SEO, entre outras.
Os consumidores fazem buscas por diferentes canais e, estar presente em todos eles, é uma regra básica para que a sua marca seja encontrada.
Em algum momento a sua empresa pode já ter tropeçado nesses erros de Marketing Digital. Mesmo que isso tenha acontecido, sempre há tempo para rever suas ações e colocá-las em prática da maneira correta para atingir o sucesso do seu negócio.
Com informações da Agência Inbound