Quase um ano e nove meses depois do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, é difícil imaginar algum setor que não tenha sido impactado pela pandemia. Com o setor de produção de conteúdo, não foi diferente.
No caso dos produtores de podcasts em específico, os estúdios foram abandonados, as gravações passaram para as plataformas digitais de comunicação, e o jeito de fazer os programas foi completamente alterado.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
De uma perspectiva do ouvinte, as restrições sanitárias, somadas a uma necessidade de conexão e proximidade – mesmo que à distância -, fizeram com que mais de 7 milhões de brasileiros passassem a escutar podcasts durante o isolamento social.
Esse dado é da Pesquisa Globo Podcast, publicada em julho de 2021, analisando os números dessa nova mídia no Brasil. Hoje, são mais de 28 milhões de brasileiros que se conectam com podcasts, aproximadamente 17% da população. Dos respondentes da pesquisa, 57% declararam ter ouvido um podcast pela primeira vez durante o período do isolamento social
Ouvinte engajado
As informações mais interessantes contempladas pela pesquisa da Globo com o IBOPE estão relacionadas com o universo do ouvinte. Por muito tempo, a Abpod (Associação Brasileira de Podcasters) mapeou os principais indicadores do mercado brasileiro, mas faltavam dados mais profundos sobre hábitos e comportamentos de consumo.
Na pesquisa Globo/IBOPE, percebe-se que o poder de engajamento do podcast enquanto mídia, já que 81% dos ouvintes escutam programas mais de uma vez por semana. Além disso, 69% dos 28 milhões de brasileiros conectados nessa nova mídia escutam mais de 30 minutos de programas em áudio por dia.
Os motivos pelos quais os ouvintes se mantêm fiéis aos programas que escutam mostram, mais uma vez, como o podcast é uma mídia que intensifica as conexões emocionais entre apresentadores e o público.
Não é apenas o alto interesse pelo assunto e a vontade de aprender que fazem o ouvinte permanecer escutando um programa de podcast. Segundo a pesquisa da Globo/IBOPE, a linguagem informal e simplificada é motivo para a fidelização de 64% do público ouvinte de podcasts no Brasil.
Os principais players
Quando o assunto é onde os brasileiros estão escutando os seus programas favoritos, a resposta é categórica: Spotify, com 40% de preferência do público. Isso mostra não só a força dessa plataforma para os ouvintes, mas também que a estratégia da empresa, de se posicionar como uma central de podcasts, tem surtido efeito.
Engana-se quem acha que o brasileiro apenas escuta podcasts. Na pesquisa da Globo/IBOPE, também foi mapeado um outro comportamento dos ouvintes brasileiros: nós também assistimos aos nossos programas favoritos. Na categoria de “plataformas de vídeo”, o YouTube aparece com 56% da preferência para a reprodução de podcasts.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades