Nos dias atuais, é comum conceder entrevistas para jornais, revistas e portais por e-mail. Para que os dois lados, jornalista e especialista, saiam satisfeitos da experiência, apostar em objetividade é uma boa escolha. Confira a seguir 4 dicas para você se sair bem nas entrevistas:
1- Oferecer detalhes é diferente de ser detalhista
Algumas pessoas conseguem se fazer entender em poucas frases, enquanto que outras realizam discursos enormes. Isso não significa que um jeito é melhor que o outro, mas vale lembrar que é importante ser objetivo. Contar detalhes de uma história requer bom senso e talento para não deixá-la entediante.
[av_button label=’Conheça o curso de “Media Training” da RZT Comunicação!’ link=’manually,http://rztcomunicacao.com.brcursos/media-training/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
2- Não enrole para responder perguntas
Muitas vezes, o entrevistado se sente desconfortável em responder algumas perguntas. Caso isso aconteça, tente não evitá-las. Isso pode aguçar ainda mais a curiosidade do jornalista pelo assunto ou serem criadas suposições. Opte por respostas como:
* Esse assunto é confidencial. Quando for possível abrir as informações podemos voltar a conversar.
* Não tenho informações suficientes para responder a esta pergunta.
3- Não mude o assunto
Fugir do tema inicial até é permitido, porém, não dá pra fazer isso subestimando ou irritando o jornalista. Caso queira falar sobre um tema diferente, o melhor caminho é sugerir isso claramente. Primeiramente, responda as perguntas do tema original, cumprindo o que foi combinado. Depois, explique que gostaria de ter a oportunidade de falar sobre outro assunto, que também é interessante e pode até ser um complemento para a entrevista.
4- Seja conciso
O tempo parece correr mais rápido em redações. Jornalistas correm diariamente para fechar reportagens em tempo hábil. Neste processo, entrevistar pessoas objetivas, que conseguem responder perguntas com clareza e eficiência, é um alívio para quem está com horas contadas para finalizar uma reportagem. Portanto, seja conciso em suas respostas.
(Com informações da AtitudeCom)