Companhias startups se definem pelo oferecimento de algo inovador ao mercado. Muito em voga atualmente, para ter sucesso, a companhia precisa de um investimento inicial além de uma boa ideia e contar com a incerteza do mercado. Mas não é só isso: o negócio precisa ser útil e facilitar a vida das pessoas de alguma maneira. Foi isso que o site MelhorEscola.net (www.melhorescola.net) se propôs a fazer ao disponibilizar em sua base o cadastro de todas as escolas brasileiras, públicas e particulares.
Na homepage do site, é possível fazer a busca pelo nome da escola, bairro, CEP ou cidade. O MelhorEscola.Net não se resume a uma simples listagem de instituições escolares. Em cada escola, os pais, alunos e ex-alunos podem fazer avaliações e dar depoimentos. As avaliações criam ratings de classificação da escola. Assim, quanto mais avaliações a escola têm, é melhor para os outros pais que acessam o MelhorEscola.Net obter uma comparação entre as escolas que deseja matricular seus filhos.
A ideia nasceu da própria necessidade de um dos fundadores, Juliano Souza, que buscava uma escola para seu filho pequeno, Gabriel, em um bairro para o qual havia acabado de se mudar. “Procurei na internet e não encontrei muita informação, então saí de carro pelo bairro para procurar as escolas e acabei matriculando o Gabriel em uma delas, sem saber muito sobre o que os pais achavam e sem conhecer muito bem as diferentes metodologias de ensino disponíveis”, conta Juliano.
A escolha da escola para o filho de Juliano não atendeu suas expectativas, mas ao menos, ele teve a ideia de criar o site MelhorEscola. Além das opiniões de outros pais, quem acessa o site se depara com outros indicativos das escolas, tais como média da mensalidade escolar, nota do Enem e qual a infraestrutura oferecida.
O diferencial do MelhorEscola.net enquanto startup é que o site mantém o cadastro de todas as escolas brasileiras, com avaliações e depoimentos de pais e alunos. Fora isso, o MelhorEscola ainda tem parceria com algumas escolas para o oferecimento de bolsas de estudo. O site tem como missão “ajudar pais, alunos e escolas em todo o Brasil e participar do mercado estimado em R$ 650 milhões de reais por ano, considerando as novas matrículas em escolas particulares”, diz Sergio Andrade, que também é sócio do MelhorEscola.net. Com o desenvolvimento do site isso tem ocorrido já que mais de 1 milhão de pessoas já utilizaram o MelhorEscola.Net para buscar e escolher uma escola no Brasil, de acordo com estatísticas do site.
Mesmo uma ferramenta tão útil encontra dificuldades no meio que se propõe a trabalhar. “Nosso maior desafio é a cultura offline da maioria das escolas”, conta Sergio Andrade. Essa é uma barreira que o site está vencendo, dia após dia, desde sua fundação em 2012. Para quem quer investir em um negócio com uma startup, Sergio Andrade ainda deixa uma dica: “Resiliência é a alma da startup”.
Assessoria de imprensa:
Carolina Gavino – RZT Comunicação
redacao1@rztcomunicacao.com.br
www.rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142