A comunicação não verbal é uma forma de se comunicar com expressões que não utilizam palavras. Engloba gestos, trejeitos faciais, posturas corporais e distâncias físicas que são inconscientes. É primordial reconhecer esse tipo de comunicação no meio corporativo, pois é por meio dela que um indivíduo guardará uma boa ou má impressão de alguém.
Muitas vezes, enviamos mensagens através de expressões faciais, gestos, movimentos corporais e até tons de voz. Em alguns casos, esses sinais não verbais complementam o que dizemos, como por exemplo, quando dizemos “não” e simultaneamente abanamos a cabeça.
A comunicação não verbal ocorre quando o indivíduo está consciente de suas ações e de seu corpo, ainda que não “raciocine” palavra por palavra e gesto a gesto do que falará no segundo seguinte e seja esse um processo orgânico e natural.
Uma das principais fontes da comunicação não verbal é a nossa face: os sorrisos, risos, gargalhadas, os lábios e o choro, entre outras expressões, demonstram padrões de emoções que são inatos à humanidade.
No mundo corporativo, há dicas sobre a postura corporal em determinados contextos. Como se comportar durante uma entrevista de emprego; em reuniões de trabalho e apresentações de palestras e seminários são alguns exemplos de práticas da comunicação não verbal.
(Com informações do InfoEscola)