A assessoria de imprensa cresceu muito na área de comunicação pelo fato de estreitar os laços com os veículos de divulgação. Toda empresa que preze pela sua imagem na mídia busca por uma equipe especializada para este serviço.
Entretanto, com o avanço dos meios de comunicação, as assessorias aumentaram suas tarefas e hoje oferecem inúmeros serviços de comunicação para a sua marca. Veja 5 ações importantes dos profissionais desta área:
1- Tornar a empresa fonte para entrevistas
O assessor envia sugestões de pauta frequentemente para todos os tipos de veículo. Assim, os jornalistas passam a conhecer o trabalho e especialidade da empresa e podem usá-la como fonte em suas matérias relacionadas aos assuntos que lhes convém.
Entretanto, este relacionamento não acontece do dia para a noite. O relacionamento com a mídia é construído aos poucos, começando por veículos menores, até que a assessoria consiga entrevistas com a grande mídia.
2- Transformar o negócio em notícia
Este é um dos principais motivos que levam empresas a contratarem assessoria de imprensa. A instituição pode ser especialista em um determinado setor, o que já pode torná-la fonte no assunto, mas o cotidiano, curiosidades sobre as equipes e o modo de trabalho também podem servir como pauta.
3- Engajamento nas redes sociais
Um dos pontos que sempre citamos aqui no blog, engajamento nas redes sociais é fundamental para a boa imagem e relacionamento com o cliente. Caso a empresa não tenha uma equipe especializada, muitas agências de assessoria de imprensa, hoje em dia, têm equipes que gerenciam as redes sociais, o que é ótimo para as empresas, pois centraliza a comunicação em um único lugar.
4- Expor a marca para os influenciadores digitais
Além dos jornalistas profissionais, a assessoria de imprensa pode estreitar relações com os influenciadores das mídias sociais – youtube, instagram, snapchat, entre outros – para que a empresa possa fazer uma parceria publicitária, por exemplo.
5- Conquistar credibilidade para a marca
A união destes trabalhos – entrevistas para a mídia, ser assunto de pautas, engajamento nas redes sociais e parceria com influenciadores digitais – são um conjunto que, dia após dia, formam a imagem da empresa na mídia e constroem a sua credibilidade. E este é um dos objetivos do serviço de assessoria de imprensa.
Este tipo de serviço exige do profissional conhecimento de mídia e bom relacionamento com a imprensa. Por isso, se a sua empresa busca por resultados eficientes, procure por uma equipe especializada no assunto.
Com informações do portal Administradores