As plataformas e serviços de comunicação se estenderam muito nos últimos anos, o que fez o trabalho das assessorias ir além de releases e follow up. Hoje, as agências devem oferecer soluções cada vez mais completas e são responsáveis pelas estratégias de interação com os jornalistas e com o público também.
Notamos que as assessorias saíram da zona das relações públicas e começaram a dominar a área do marketing para dar às empresas a credibilidade, reconhecimento e reputação que procuram no serviço de comunicação. Desta forma, ela se tornou muito importante até mesmo para as vendas.
Para atender às demandas de marketing, são necessárias estratégias eficazes em diversas mídias para segmentar o público e atingir resultados eficientes. Desse modo, assessoria, redes sociais, produção de conteúdo, blogs, inbound marketing (marketing de atração) além de campanhas digitais, são algumas das ferramentas usadas.
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Listamos alguns dos principais serviços que uma assessoria de imprensa pode prestar para ajudar na boa imagem das empresas:
1- Produção de releases, artigos e notas
O texto sempre fará parte da estratégia de comunicação, mas seu formato muda dependendo do objetivo. Releases, notas e artigos são ferramentas tradicionais para a divulgação de produtos, serviços, opiniões e posições dos porta-vozes diante uma de situação. São fundamentais para que jornalistas e blogueiros possam fazer suas reportagens.
2- Convite para mídia
Encontros, almoços, visitas técnicas e eventos são feitos para a divulgação de um produto ou serviço muito relevante da empresa. Estas são boas alternativas para que a imprensa conheça detalhes e tenha a oportunidade de trabalhar mais próxima da pauta.
3- Coletivas de imprensa
As coletivas são mais específicas e servem para que a marca possa fazer algum anúncio importante ou mesmo para gestão de crise. É uma forma de reunir jornalistas com data e hora marcada para que possam fazer perguntas e esclarecer o assunto em pauta.
O cuidado que se deve tomar com elaboração de coletivas de imprensa é a supervalorização da notícia. Se o assunto não for de extrema urgência, o resultado pode ser falho e prejudicar futuros encontros e pautas. Este meio é usado apenas para casos específicos.
4- Produção de moda e fotografia
Não são apenas marcas de roupas e produtos de beleza que precisam de uma boa produção. Às vezes, um texto bem elaborado não é suficiente para atrair jornalistas e consumidores, então é importante fazer uma seção de fotos para tornar o produto mais interessante.
Neste caso, a assessoria de imprensa tem como função orientar e acompanhar o cliente neste trabalho. Os resultados podem ser vistos em editoriais de moda, resenhas, produções fotográficas em jornais e revistas, além da possibilidade de serem usados em novelas, minisséries, programas de TVs, etc.
5- Presskits
A melhor maneira de apresentar o produto para o jornalista é mostrando pessoalmente. O presskit é um material com a informação completa. Se a marca está lançando um perfume, por exemplo, pode enviá-lo ao jornalista com um release. É uma forma bem eficiente para a mídia ter conhecimento.
6- Relacionamento com blogueiros
Os blogueiros se tornaram importantes formadores de opinião e, manter o relacionamento com eles, é fundamental e estratégico para a marca. E a qualidade do conteúdo destes blogs é primordial para a eficácia da informação, pois de nada adianta oferecer produtos ou permuta não for relevante.
7- Campanhas digitais
Unir as estratégias de assessoria com as campanhas nas redes sociais pode trazer experiências positivas nas mídias. Enquanto a assessoria atende a imprensa, as redes sociais conversam com o público final, ampliando o alcance da marca.
O trabalho da assessoria de imprensa aparece a longo prazo e requer estratégia para estabelecer uma imagem positiva para a empresa, principalmente para aquelas que estão começando agora. Por isso, é preciso firmar parceria com uma agência empenhada em conhecer os negócios do cliente e com disposição para atingir os melhores resultados.
Com informações do site AdNews
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