Checklist: o que conferir antes de enviar uma newsletter

Enviar newsletters se tornou muito comum e é uma das primeiras práticas das empresas que desejam trabalhar com o Marketing Digital. Em sua maioria é um email marketing composto por artigos, novidades ou promoções de produtos e serviços e é um ótimo canal para se comunicar e estreitar o relacionamento com clientes e leads.

Ainda que produzir uma newsletter não seja uma tarefa difícil, é importante seguir cada etapa corretamente, desde a seleção do material, até o disparo para a base de contatos.

Separamos aqui um checklist com os principais passos antes de enviar sua newsletter:

1- Planejamento

A primeira coisa a se fazer é escolher o nome da campanha. É importante que tenha as características chave da newsletter para que todos saibam sobre o seu tema. Em seguida, determine o tipo de público para o qual você enviará, e, consequentemente, será mais fácil selecionar o conteúdo.

[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

2- Calendário

É importante definir o dia e horário do envio de suas newsletters e, para isso, não existe uma regra. Cabe a você descobrir as datas que mais atinjam o seu público-alvo.

Depois desta definição, mantenha a periodicidade do envio já que a newsletter é uma campanha recorrente.

3- Conteúdo

Separe em um documento todos os conteúdos que serão abordados na newsletter. Depois, desenvolva um texto, como uma abertura, para introduzir os assuntos oferecidos para o leitor naquele dia.

O assunto do email também é um passo muito importante, pois ele é a mensagem que vai atrair o leitor a abri-lo ou não.

4- Layout do email

Para criar o design de sua newsletter você pode contratar um profissional ou algum programa com recursos próprios para este serviço.

Depois, revise tudo: desde o layout até o conteúdo final. Verifique se o assunto do email aparece completamente na caixa de entrada. O mais indicado é que tenha no máximo 50 caracteres. As imagens devem estar funcionando com texto alternativo, caso não carreguem, pois assim, poderão ser substituídas por códigos de HTML.

E, por fim, verifique se todos os links estão certos e a ortografia do texto.

5- Análise

Veja os resultados das outras newsletters disparadas para avaliar se o trabalho está dando certo ou precisa ser revisado. Para isso você pode usar algumas métricas:

  • Taxa de abertura: é o número de pessoas que abriram sua mensagem, dividido pelas que receberam o email. Verifique se aumentou ou reduziu.
  • Taxa de cliques: número de cliques em um link dividido pelo número de pessoas que receberam. Aumentou ou reduziu comparada à última campanha?
  • Taxa de conversão: quantas pessoas se converteram a partir daquela newsletter?

Seguindo estes passos você sempre enviará uma newsletter impecável e dirigida ao público certo. Acompanhe os resultados comparando com a última campanha e analise se há algo que deva melhorar. Trabalhe com foco e carinho para atingir seu objetivo.

Com informações do blog Resultados Digitais

Avatar

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1106, sala 1, andar 16

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01310-914

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1106, sala 1, andar 16

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01310-914
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.