É fato que a comunicação é extremamente importante no âmbito profissional, essencial para o alcance das metas e objetivos traçados.
À medida que uma empresa vai crescendo, aumentado o número de setores e colaboradores, a comunicação pode se tornar confusa e ineficiente. Para que isso não aconteça, é necessário investir em técnicas e ferramentas que facilitem a circulação da informação entre as equipes, assim, todos ficarão a par dos assuntos internos.
Uma empresa que mantém comunicação transparente consegue integrar todas as equipes. Provavelmente você já trabalhou em algum lugar onde o setor de Tecnologia não interagia com o Marketing, ou que o Financeiro não compreendia as necessidades de gastos do RH. O maior problema destes desentendimentos é a falta de diálogo entre os colaboradores dos diferentes setores.
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Esta falta de sintonia dificulta o trabalho em equipe, o desenvolvimento dos projetos que exigem interação entre os grupos e gera desconforto no ambiente de trabalho. Uma boa estratégia de comunicação pode resolver o problema.
Equipes que se comunicam bem trabalham de maneira dinâmica e eficiente, o que beneficia o andamento dos projetos. Isso torna o trabalho mais produtivo, de rápida entrega, deixando clientes e colaboradores mais satisfeitos.
Mas, quais as práticas necessárias para implementar uma boa comunicação na empresa?
– O primeiro passo é fazer com que todos os colaboradores estejam dispostos a ampliar o limite de comunicação e conversem com pessoas além daquelas com quem já trabalham. Atividades como treinamentos, encontros e palestras institucionais podem ajudar a fazer esta aproximação entre os colaboradores.
– Utilize ferramentas como comunicação online, mural e pequenos eventos que estimulem a interação entre os funcionários das diferentes equipes. Criar um canal interno para compartilhar informações também pode acelerar este processo. Entretanto, a ferramenta escolhida para unir os funcionários deve garantir que as informações compartilhadas sejam seguras. Geralmente, os assuntos em pauta serão trocas de conhecimentos estratégicos de cada área e, para segurança de seu negócio, não devem ser acessados por pessoas indevidas.
– Colaboradores a par dos assuntos da empresa ficam mais produtivos e satisfeitos, por se sentirem importantes. O investimento em ferramentas que possam ser acessadas de qualquer lugar é uma ótima ideia para manter todos conectados e controlar as informações compartilhadas.
Um bom trabalho de comunicação interna contribui para o desenvolvimento de todos os outros setores. A empresa poderá ver os resultados positivos através de seu próprio progresso e pela ótima interação entre os setores envolvidos.
Com informações do site Startupi