Muitos querem ganhar destaque na mídia, mas poucos ainda sabem, realmente, como funciona uma assessoria de imprensa. Virar referência nos veículos de comunicação exige alguns fatores, como produção de conteúdo (artigos, releases e sugestões de pauta) e ótimo relacionamento com os jornalistas. E é justamente aí que entra uma atuação profissional.
Você já deve ter lido em nosso blog o artigo Assessoria de Imprensa vale a pena? Agora, vamos explicar um pouco como funciona este trabalho e porque é tão importante para o engajamento de seu negócio no mercado em que atua.
Em resumo, a assessoria de imprensa é o elo entre a empresa e os jornalistas. É o assessor quem entra em contato com os veículos para apresentar a marca e colocá-la à disposição para colaborar com futuras pautas e conceder entrevistas para TVs (Globo, Band, SBT, Record…), portais (UOL, Globo, Terra, R7…), jornais (Folha de S.Paulo, O Estado de São Paulo, Valor Econômico, O Globo…), revistas (Veja, Época, IstoÉ…) e rádios (Band, CBN e Globo).
A partir do momento em que a empresa estiver no radar da mídia, os porta-vozes passam a ser solicitados para colaborar O papel do assessor é fazer o meio de campo com o jornalista e orientar as respostas da fonte, cuidar da imagem da marca para que não haja nenhum mal entendido e, consequentemente, sejam divulgadas informações que possam ser prejudiciais.
Quanto cobra uma assessoria de imprensa?
A dúvida que paira sobre as empresas são os custos da contratação de uma assessoria de imprensa. Este trabalho não envolve matérias pagas. O pagamento é apenas para o assessor. No entanto, isto não é garantia de que você será destaque de revistas e jornais todo mês.
Entre outras funções da assessoria de imprensa está a tarefa de traçar estratégias para uma comunicação condizente e objetiva com o tipo de negócio do cliente. O assessor vai saber exatamente com quais revistas, sites, blogs, jornais, programas de televisão entrar em contato para expor a empresa e alcançar o público alvo.
Ou seja, para traçar estratégias de comunicação e falar com os veículos certos para alcançar os objetivos da empresa é de extrema importância colocar este serviço nas mãos de um bom profissional. O trabalho do assessor vai variar de acordo com as necessidades da empresa, como por exemplo, se a divulgação será B2B (empresa para empresa) ou B2C (empresa para consumidor final).
E se ainda resta alguma dúvida quanto aos espaços pagos, sim, eles existem e é um tipo de serviço que vem crescendo bastante. Este tipo de divulgação será identificado pelo leitor, já que se trata de uma informação publicitária, cujo espaço foi comprado. Este não é o foco de trabalho do assessor, mas ele saberá orientar a marca a fazer estas inserções.
[av_button label=’Conheça o serviço de assessoria de imprensa da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brservicos/assessoria-de-imprensa/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8d2′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]