A comunicação é muito importante em qualquer ambiente profissional. Para que conflitos pessoais e entre equipes sejam evitados, ela deve ser clara e objetiva.
A falta de habilidade para se expressar pode resultar no atraso do andamento do trabalho e também do próprio desenvolvimento profissional. Algumas dicas, no entanto, tornam a comunicação mais fácil e produtiva.
Se você quer descobrir como melhorar a sua, continue lendo nosso artigo!
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidade
Melhore a comunicação no ambiente de trabalho em 5 passos
A comunicação efetiva deve ser uma prioridade não apenas entre colegas de trabalho, mas também no que se refere ao superiores. Confira abaixo sugestões que vão ajudam qualquer profissional a se expressar melhor:
– Tenha um objetivo de comunicação. Antes de começar a tratar sobre determinado assunto, tenha em mente o que espera alcançar. Assim, seja incisivo com seu interlocutor, mostrando a ele o que pretende.
– Considere a opinião de seu interlocutor. Aqui, esteja preparado para ouvir a opinião e não o interrompa. Faça mais perguntas para entender melhor o ponto de vista do outro e evitar interpretações equivocadas. No mais, escute, deixe claro para a pessoa com quem está conversando que a opinião dela é importante. É essencial também que se saiba o momento de ficar calado e o de falar.
– Fique atento à linguagem corporal. O cérebro humano está condicionado a interpretar movimentos e expressões corporais antes mesmo do que a própria voz. Portanto, observe se enquanto fala a sua postura corporal coincide com o que quer comunicar.
– Faça críticas objetivas. Se houver críticas a fazer sobre algo, faça-o ressaltando o comportamento e não direcione a crítica a seu interlocutor. Muito mais fácil do que tentar mudar a personalidade de alguém é mostrar ao outro como a atitude que está causando problemas poderia ser diferente. Mantenha sempre o respeito e se quiser também ser respeitado, evite o uso de sarcasmo e ironia em suas falas.
– Tenha empatia. Pessoas têm diferentes visões de mundo, que podem depender da forma como foram criadas, seus valores, suas crenças e outros pontos que moldam a maneira de enxergarem as coisas. Por isso, tente se colocar no lugar do outro para perceber como a informação que deseja comunicar será recebida. O ponto crucial aqui é pensar como gostaria de ser tratado se estivesse no lugar do outro.
(Com informações do site Exame.com)
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidade