A comunicação eficaz é um dos pontos principais que asseguram o equilíbrio organizacional. Por isso, é importante que o responsável pela emissão de uma mensagem tenha segurança de que ela foi apreendida da maneira correta por seu receptor.
No âmbito profissional, é essencial que haja formalizações de mensagens. Desta forma, para evitar mal entendidos em e-mails ou atas institucionais, se faz necessário usar a norma culta do português, coerência e coesão no texto.
Para isso, há algumas formas para se fazer entendido e para que a mensagem cumpra o seu objetivo, que é informar a outra parte deste canal.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidade
Comunicação eficaz: como garantir que ela aconteça
A comunicação eficaz não acontece de modo involuntário. Ela é o resultado da organização das equipes e supervisores de quaisquer órgão ou empresa.
Para garantir que ela aconteça, é muito importante tomar alguns cuidados. Primeiramente, você deve se certificar que a mensagem escrita esteja clara e objetiva.
Depois, cheque o feedback desta mensagem, garantindo que ela foi compreendida. Caso não tenha sido, repasse-a, desta vez de um modo ainda mais inteligível.
Lembre-se que as pessoas são diferentes e possuem distintos significados atribuídos a palavras, modos de agir e de pensar, que foram moldados junto à sua personalidade no decorrer da vida, entre outros fatores, como cultura, valores e crenças. Sabendo disso, conheça o seu interlocutor para se expressar melhor.
A comunicação eficaz nas organizações permite que a cultura de uma empresa seja perpetuada, tornando-a mais sólida, e ainda garante que se tenha atenção com o que realmente importa: os resultados finais de toda a equipe.
(Com informações do IBC Coaching)
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidade
One comment
Gilka Fernandes de Oliveira
27 de novembro de 2017 at 12:51
Sabemos que a comunicação é a base para se se chegue a um denominador comum, sem ela não se alcança os objetivos, não se tem conhecimento de fatos e danos sem tamanho podem ocorrer pela falta ou falha da mesma.
Todos precisamos trabalhar a comunicação para atender seja no campo pessoal ou profissional, pessoas devem concluir cada vez melhor os processos de comunicação existentes independente do cargo ou posição social que se encontre.