Conexão, proximidade e linguagem simples: os trunfos do podcast durante a pandemia

Quase um ano e nove meses depois do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, é difícil imaginar algum setor que não tenha sido impactado pela pandemia. Com o setor de produção de conteúdo, não foi diferente.

No caso dos produtores de podcasts em específico, os estúdios foram abandonados, as gravações passaram para as plataformas digitais de comunicação, e o jeito de fazer os programas foi completamente alterado.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

De uma perspectiva do ouvinte, as restrições sanitárias, somadas a uma necessidade de conexão e proximidade – mesmo que à distância -, fizeram com que mais de 7 milhões de brasileiros passassem a escutar podcasts durante o isolamento social.

Esse dado é da Pesquisa Globo Podcast, publicada em julho de 2021, analisando os números dessa nova mídia no Brasil. Hoje, são mais de 28 milhões de brasileiros que se conectam com podcasts, aproximadamente 17% da população. Dos respondentes da pesquisa, 57% declararam ter ouvido um podcast pela primeira vez durante o período do isolamento social

Ouvinte engajado

As informações mais interessantes contempladas pela pesquisa da Globo com o IBOPE estão relacionadas com o universo do ouvinte. Por muito tempo, a Abpod (Associação Brasileira de Podcasters) mapeou os principais indicadores do mercado brasileiro, mas faltavam dados mais profundos sobre hábitos e comportamentos de consumo.

Na pesquisa Globo/IBOPE, percebe-se que o poder de engajamento do podcast enquanto mídia, já que 81% dos ouvintes escutam programas mais de uma vez por semana. Além disso, 69% dos 28 milhões de brasileiros conectados nessa nova mídia escutam mais de 30 minutos de programas em áudio por dia.

Os motivos pelos quais os ouvintes se mantêm fiéis aos programas que escutam mostram, mais uma vez, como o podcast é uma mídia que intensifica as conexões emocionais entre apresentadores e o público.

Não é apenas o alto interesse pelo assunto e a vontade de aprender que fazem o ouvinte permanecer escutando um programa de podcast. Segundo a pesquisa da Globo/IBOPE, a linguagem informal e simplificada é motivo para a fidelização de 64% do público ouvinte de podcasts no Brasil.

Os principais players

Quando o assunto é onde os brasileiros estão escutando os seus programas favoritos, a resposta é categórica: Spotify, com 40% de preferência do público. Isso mostra não só a força dessa plataforma para os ouvintes, mas também que a estratégia da empresa, de se posicionar como uma central de podcasts, tem surtido efeito.

Engana-se quem acha que o brasileiro apenas escuta podcasts. Na pesquisa da Globo/IBOPE, também foi mapeado um outro comportamento dos ouvintes brasileiros: nós também assistimos aos nossos programas favoritos. Na categoria de “plataformas de vídeo”, o YouTube aparece com 56% da preferência para a reprodução de podcasts.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

 

Matheus Riga

Matheus Riga

Jornalista e especialista em conteúdo audiovisual. Atualmente trabalha na empresa de inovação ACE. Já passou também por Forbes Brasil, Estadão, DCI, Prefeitura de São Paulo e portal Terra, onde produziu mais de 100 programas de podcasts. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem também pós-gradução em Inovação, Design e Estratégia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). No Grupo RZT Comunicação, Matheus ministra cursos de Podcast e Edição de vídeos.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.