O boom dos negócios online vem criando novas oportunidades de carreira e uma delas é a de Consultor Estratégico de Marketing. Profissionais já renomados chegam a cobrar até R$ 30 mil por uma consultoria completa.
“Antes de qualquer empresa ou profissional liberal vender um produto ou serviço online, é preciso estudar muito o mercado, identificar o avatar e descobrir as dores e vontades do público. E é justamente isso que faz o Consultor Estratégico de Marketing Digital”, explica Alan Pakes, um dos mais renomados profissionais desta área.
De acordo com o especialista, o consultor ainda tem que conhecer a fundo cada cliente. “É preciso entender mais sobre o próprio infoprodutor, a empresa para a qual prestará serviço, e saber como eles estão direcionando seus negócios e definindo prioridades.”
A necessidade do consultor fica evidente pelo fato de muitas empresas terem mergulhado no Marketing Digital, para vender cursos online, e-books e outros, mas sem a visão estratégica do marketing.
“Em alguns casos o empreendedor até fez diversos cursos, mas não consegue aplicar nem sabe por onde começar. Além disso, é muito mais fácil traçar e seguir estratégias eficazes quando o negócio não é seu, pois você não tem envolvimento emocional”, completa Alan Pakes, fundador do CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital).
Serviços
Existem basicamente três tipos de consultoria que podem ser vendidas:
– Diagnóstico: serve para analisar o negócio e identificar qual o problema existente, como baixas vendas por falta de tráfego qualificado ou comunicação deficiente.
– Planejamento: com o diagnóstico em mãos, é preciso planejar as próximas ações, os passos a serem seguidos, inclusive destacando as prioridades. O consultor pode fazer isso tanto através do seu próprio diagnóstico ou dando continuidade a dados que a empresa já havia levantado.
– Execução: também pode ser feita separadamente ou ser a continuação do trabalho do consultor, com acompanhamento de toda a execução do planejamento. É a parte vital do serviço e a fase na qual a maior parte dos empreendedores trava.
“Quem já conhece técnicas do Marketing Digital pode tranquilamente trabalhar como consultor, mas é preciso ter paixão pelo assunto, se atualizar constantemente e vontade de ajudar pessoas”, finaliza Alan Pakes.
Sobre Alan Pakes
Alan Pakes é Engenheiro de Computação, formado pela USP em 2002. É empreendedor e já fundou três companhias: a agência de intercâmbio Invista em Você, a empresa de tecnologia Atrians e a de marketing digital, Digital Summit. Com esta última, organizou o CONAED (Congresso Nacional de Empreendedorismo Digital).
O CONAED foi o primeiro congresso online do Brasil e teve sua primeira edição em setembro de 2013. A proposta é ajudar pessoas a alavancar um negócio existente ou a criar um negócio do zero com o poder da internet.
Alan ensina empreendedorismo e é expert em Marketing Digital.
Adicionalmente ao CONAED, ele já fez diversos lançamentos de produtos digitais pela internet. www.conaed.com.br.
Atendimento à imprensa:
Almir Rizzatto – RZT Comunicação
www.rztcomunicacao.com.br
almir@rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142 e (11) 99628-1733
