Depois de ver alguns de seus funcionários usando o tíquete refeição para comprar cigarro e chocolate, por exemplo, e faltando ao serviço por causa de problemas de saúde, a DQS do Brasil (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão) resolveu fazer um plano de ação para melhorar a alimentação e saúde de seus profissionais.
A empresa reuniu todos e apresentou a idéia de bancar diariamente o almoço em restaurantes reconhecidos pela qualidade e variedade de pratos, inclusive saladas. Os funcionários aceitaram a proposta e definiram três opções de locais, podendo, assim, variar onde comer durante a semana.
“O valor acaba sendo alto, mas é um investimento que a empresa faz. Com uma alimentação de boa qualidade, o funcionário se torna mais saudável e acaba gerando benefício para ele e para a empresa”, explica a Diretora-Executiva da DQS do Brasil, Dezée Mineiro.
A iniciativa, inclusive, partiu da própria executiva, que tem uma alimentação bastante equilibrada. Adepta da trofoterapia, ela chamou a atenção de seus profissionais por ter sempre à mesa barras de cereais, linhaça e frutas.
“No começo, eles estranhavam a minha alimentação, pois não estavam acostumados a se alimentar de três em três horas e nem a comer frutas durante o expediente. Hoje, há uma cesta de frutas na empresa que é bastante concorrida”, brinca Dezée.
A Diretora-Executiva diz ainda que na DQS os funcionários são orientados a relaxar na sala de reunião em momentos de picos de stress. Para ela, os resultados desses investimentos já são vistos claramente na empresa, que tem uma média de crescimento de 15% ao ano e é a unidade de maior destaque da multinacional presente em 40 países.
“O clima na empresa melhorou, porque as pessoas estão mais saudáveis e, consequentemente, mais felizes. Muitos que não faziam nenhuma atividade física, inclusive já começaram a ir para a academia juntos antes ou depois do trabalho.”
A DQS
Fundada em 1985, a DQS – Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen (Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão) é sinônimo de confiança e credibilidade em certificação.
Uma das líderes do mercado e presente em 40 países, a empresa foi constituída exclusivamente para certificar Sistemas da Qualidade em conformidade com os requisitos das normas ISO série 9000 ou outras de igual relevância.
Mantida por sócios como DIN (Instituto Alemão para Normalização) e DGQ (Associação Alemã para Qualidade), entre outras entidades de classe, a DQS conquistou credibilidade durante esses anos graças a seu trabalho e foi escolhida por milhares de empresas em todo o mundo como entidade certificadora.
Em agosto de 1994 foi fundada a DQS do Brasil, uma subsidiária genuína da DQS, que é responsável pela coordenação das certificações no Brasil e nos países vizinhos. Para atender empresas que solicitem um “joint audit”, a DQS mantém acordos operacionais com várias certificadoras de outros países latino-americanos.
Com mais de 1.500 auditores, a DQS certificou até hoje quase 30.000 empresas. Em muitos casos, foi pioneira e recebeu, como primeira certificadora, o credenciamento para determinados produtos.
Fazendo jus a seu pioneirismo, foi a primeira certificadora a receber o credenciamento para QS-9000 no Brasil e na Alemanha, e fez parte do primeiro grupo a receber o credenciamento ISO 14001.
Entre os serviços da DQS estão certificações de:
– Gestão de Qualidade (ISO 9001:2000)
– Gestão Ambiental (ISO 14001:2004)
– Segurança e Saúde Ocupacional (OHSAS 18001)
– Segurança da Informação (ISO/IEC 20000-1:2005 e ISO/IEC 27001:2005 – ISMS)
– Auditoria de Gestão Integrada
– Responsabilidade Social (SA 8000)
– Indústria Automotiva (ISO/TS 16949:2002, VDA 6.1/6.2/6.3/6.4 e KBA)
– Segurança de Alimentos (BRC, HACCP, ISO 22000:2005 e IFS)
– Dispositivos Médicos (ISO 15378:2006, Medical Device, ISO 13485, Marcação CE)
– Transportes (Processo VERIFICAR, SASSMAQ, TRANSQUALIT)
– Outras: GMP, ONA e SMP
Atendimento à imprensa:
Almir Rizzatto – RZT Comunicação
www.rztcomunicacao.com.br
almir@rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142 e (11) 99628-1733
