Com o Google My Business, as pessoas mudaram sua forma de procurar pelas empresas. Antigamente, era comum consultar listas telefônicas ou buscar por panfletos, quando se precisava achar algum serviço. Hoje, somente com o nome da companhia é possível extrair diversas informações, como: telefone, endereço, site e mais dados específicos do local.
Segundo um levantamento realizado pelo Net MarketShare, aproximadamente 80% das buscas feitas na Internet são realizadas no Google. Logo, se sua empresa estiver registrada no site e for bem otimizada, os negócios podem aumentar muito.
Um estudo realizado pelo Think with Google mostrou que mais de 50% dos consumidores que fazem uma pesquisa local vão até o estabelecimento no mesmo dia. Isso indica o quão importante é para seu empreendimento figurar nas buscas.
Neste artigo, apresentamos como otimizar informações no Google My Business, para que sua empresa conquiste melhores resultados.
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Como otimizar seu Google My Business
Agora que você já percebeu a importância de estar bem posicionado no Google My Business, confira como fazer a otimização de sua empresa na ferramenta:
Crie uma conta: o primeiro passo é ir até o Google My Business e criar uma conta do seu negócio.
Preencha as informações: coloque os dados como nome da empresa, telefone, endereço, horário de funcionamento, entre outros. É importante que as informações estejam iguais às anunciadas no seu site. Além disso, verifique se elas estão corretas e batem com o que existe atualmente no seu trabalho.
Faça a verificação: após a criação da conta, o Google enviará um código para sua empresa. Esse procedimento é necessário para que sejam liberadas todas as funcionalidades do serviço.
Personalize seu painel: muitas companhias não preenchem esta parte, achando que só os primeiros dados bastam. No entanto, é preciso continuar as próximas etapas e otimizar seu Google My Business.
Informe as categorias e os atributos da sua empresa: depois de checar novamente se seus dados básicos estão corretos, acrescente as categorias e os atributos do seu negócio.
Ao inserir as categorias, pense nas palavras-chave que estão relacionadas com seu empreendimento. Seja específico nesse tópico. Consulte aqui as mais de 2000 categorias existentes.
Em relação aos atributos, preencha com informações mais claras dos serviços oferecidos e disponíveis na sua empresa. Pense nas possíveis perguntas que seus clientes podem fazer e tente respondê-las nestes tópicos da melhor forma. Por exemplo: se você possui um restaurante, informe a disponibilidade de wi-fi e se crianças são aceitas.
Coloque fotos: uma pesquisa da Synup revelou que postagens com fotos conseguem 35% mais cliques do que publicações sem imagens no Google My Business. A ferramenta recomenda que sua empresa tenha uma foto atualizada de perfil e capa e um vídeo mostrando seu estabelecimento.
Você pode estimular o compartilhamento de fotos dos clientes que visitam sua empresa. É possível, ainda, utilizar estas imagens como foto de perfil, indo na aba “Fotos marcadas do seu negócio”.
Peça avaliações aos seus clientes: de acordo com um levantamento feito pela Bright Local, 90% dos consumidores leem avaliações antes de efetuar uma compra. Por isso, é importante que seu público faça avaliações do seu estabelecimento, para que os próximos clientes se sintam estimulados em ir até o espaço.
Para pedir esse tipo de análise, envie um link para seus consumidores. Vá até o Maps e busque pelo nome da sua empresa. Selecione seu negócio e clique na opção de menu, que fica na parte superior esquerda. Aperte o botão “Compartilhar ou Inserir Mapa”. Depois, escolha “Copiar Link” e compartilhe a URL com seu cliente.
Responda as avaliações: mesmo que alguns comentários sejam negativos, é importante para o posicionamento do seu negócio que todas as avaliações sejam respondidas. Isso desperta interesse no seu público, conforme mostrou um estudo.
Atenda seu público pelas mensagens: pode ser que seu cliente esteja com alguma dúvida que não esteja listada no Google My Business. Então, ative o recurso de mensagens da ferramenta, para que seu consumidor consiga te enviar perguntas. Para fazer isso, é só clicar em “Habilitar Mensagens”, no painel da plataforma.
Divulgue posts da sua marca: crie conteúdo do seu negócio e publique no Google Posts, uma funcionalidade lançada em 2017. Nesse recurso, você pode comunicar algum evento que vai acontecer, novidades da sua empresa, comunicar avanços, entre outros.
Monitore seus clientes: é relevante acompanhar estatísticas do seu negócio, pelo Google My Business Insights. A funcionalidade permite que você veja como seu público está localizando sua empresa; em quais áreas eles vivem; os horários que costumam ligar, entre outros.
O Google My Business é uma ferramenta gratuita que ajuda a impulsionar a audiência do seu negócio. Depois de ver como usá-la, que tal criar sua conta e otimizá-la imediatamente?
Fontes: Neil Patel; Google; More Leads
2 comments
Sergio Neves
19 de agosto de 2019 at 22:26
muito bom artigo
Almir Rizzatto
25 de junho de 2024 at 13:35
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo, Sergio. 🙂
Abraços,
Equipe RZT