Lidar com jornalistas não é uma tarefa fácil, mas precisa ser encarada diariamente por empresas que desejam estar na mídia. Por isso, a procura por Media Training tem sido recorrente para preparar porta-vozes e manter um bom posicionamento na imprensa. Além disso, evitar qualquer mal-entendido que possa impactar negativamente a imagem da marca.
As empresas estabelecidas no mercado já entenderam a importância deste treinamento e é um ótimo exemplo que elas podem passar para o fenômeno do business que cresce cada vez mais: as startups.
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Este tipo de negócio é conhecido principalmente por suas inovações e rápida conquista no mercado. Mas, nem sempre estas empresas possuem a mesma habilidade e jogo de cintura para lidar com jornalistas.
Primeiramente, as startups devem entender que, para construir uma boa reputação e atingir seu público alvo, é importante manter um bom contato com a imprensa. Estreitar relacionamento com formadores de opinião e conquistar a credibilidade deles é fundamental, já que possuem grande influência junto à opinião pública.
Para ajudar com este relacionamento, o trabalho com assessoria de imprensa será muito útil. Além de divulgar seus produtos e serviços, um assessor ajudará a atender aos pedidos de jornalistas. E não responder às solicitações pode gerar publicações como “a empresa procurada não quis se posicionar”, o que pode influenciar negativamente na opinião pública.
E para estas situações de posicionamento, principalmente em casos de crise, o porta-voz deve estar muito bem preparado para encarar a mídia e saber lidar com a ocorrência daquele momento. Por isso, ter um bom Media Training será fundamental para que a empresa se saia muito bem diante destas situações.
Veja a seguir algumas dicas sobre como o porta-voz e a comunicação da empresa devem se portar com a mídia:
1- O porta-voz ajudará a criar uma imagem mais confiável para as notícias divulgadas para a imprensa. Poderá servir de fonte de informações para futuras notícias sobre o setor e não apenas sobre a empresa;
2- Deve ser uma pessoa influente e respeitada dentro da empresa. Quanto mais elevada a posição de um executivo, maior deve ser seu esforço para trabalhar com a mídia. Além disso, o designado deve saber de todas as informações básicas e importantes, bem como os detalhes “noticiosos”;
3- É importante disponibilizar um ambiente agradável onde o repórter possa se sentar e ter espaço apropriado para fazer anotações;
4- O responsável por conceder a entrevista deve ser sempre amistoso e educado com o repórter e sua equipe, independentemente do tipo de entrevista ou veículo;
5- É necessário procurar fornecer informações / dados por escrito (press releases) já previamente aprovados e checados pela empresa, além de estar preparado para questões sobre temas factuais (crise internacional, por exemplo);
6- Para finalizar, a empresa e o porta-voz devem considerar sempre o interesse público e primar por dizer a verdade, ou então, não falar.
Com informações do Startupi