O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, é uma estratégia fundamental para quem busca o sucesso nos negócios pelo Marketing Digital. Essa prática consiste em atrair o interesse do público-alvo por meio de conteúdos postados em blogs, sites, redes sociais e outras plataformas digitais.
Para quem ainda tem dúvidas ou ainda não usa essa estratégia, selecionamos algumas dicas.
Veja 5 estratégias para aplicar o Inbound Marketing
1- Crie personas
O sucesso da sua campanha vai depender do quão ela é atrativa para os consumidores. Antes de criar um conteúdo, é preciso conhecer os interesses do público-alvo.
Por isso, detalhes como gênero, idade, profissão, hobbies e lugares onde essas pessoas vivem e frequentam são importantes. A partir destes dados, é possível desenvolver publicações que esclareçam dúvidas e despertem o interesse de quem você deseja atingir.
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2- Desenvolva um conteúdo notável
Isso vai ser fácil depois de criar suas personas. Entretanto, lembre-se de desenvolver um tipo de conteúdo para cada fase do funil de vendas, pois as diferentes etapas exigem uma abordagem específica.
É possível variar os conteúdos em abordagens como:
- Educação: educar os consumidores não sobre seu negócio, mas como você pode oferecer soluções para seus problemas.
- Construção de confiança: crie um relacionamento que beneficie tanto a empresa, quanto o público. Aqui vale criar conteúdos que mostrem o conhecimento da empresa sobre o assunto.
- Tomada de decisões: ajude seus potenciais clientes a estarem bem informados e fazer compras inteligentes.
Além dos artigos, desenvolva também materiais para converter os visitantes em leads qualificados, como landing pages.
3- Otimize sua presença digital
A campanha de Inbound Marketing só trará bons resultados quando bem direcionada para os leads em potencial. Toda a interação com o público deve ser adaptada de acordo com a jornada de compra.
Veja como otimizar sua presença digital:
- Interaja nas páginas das redes sociais;
- Crie CTAs (calls-to-action) orientadas para a ação na página do site;
- Torne o site responsivo, podendo ser acessado por qualquer dispositivo;
- Crie formulários com perguntas relevantes para o seu negócio;
- Encontre as oportunidades e descubra as tendências da área em que atua;
- Otimize sites com palavras-chave e conteúdos relevantes para incentivar ações dos consumidores.
4- Faça a interação entre as equipes de marketing e vendas
Estudos apontam que o alinhamento entre o marketing e a equipe de vendas ajuda a empresa aumentar em 20% sua receita anual.
É importante criar uma interação entre estas equipes para alcançar bons resultados. Ambas devem compreender as atividades da outra e concordar com as estratégias e objetivos da empresa.
5- Acompanhe os resultados
Acompanhe todas as ações de Inbound Marketing, como o número de conversões de visitantes em leads. Dependendo do resultado das campanhas você pode continuar com a mesma estratégia ou melhorá-las, se necessário.
Estratégias para blogs e redes sociais, pesquisas para palavras-chave, otimização do site e anúncios pagos são ações fundamentais de Inbound Marketing. Mas estas cinco dicas já podem começar a serem aplicadas para você alcançar os resultados que deseja.
Com informações do blog Prodigitas