Recentemente, duas pessoas me chamaram, angustiadas, para tratar de assuntos parecidos envolvendo a atuação como jornalista.
A primeira foi durante o intervalo da turma 9 do meu curso de Marketing Digital para jornalistas. Em meio a tantas novidades e possibilidades de trabalho que eu tinha acabado de apresentar, ainda no início da primeira aula, a aluna me chamou num canto.
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– Almir, me tira uma dúvida, que pode até ser boba: o que você está mostrando para nós é jornalismo?
– De grosso modo, não. Bom, né?
A expressão tensa dela deu lugar a um semblante sereno, seguido de um sorriso aliviado. Talvez por ela ter acabado de descobrir que, como jornalista, poderia fazer muito além do jornalismo tradicional. E muito mais do que ela imaginava para sua carreira.
Sim, porque somos condicionados a, como jornalistas, fazer apenas jornalismo. Entende-se por isso fazer jornal, revista, site, rádio ou TV. E “talvez” assessoria de imprensa. Ou seja, atuar com algo que seja diferente do que aprendemos na faculdade soa como prostituição, desabono à categoria.
É um enorme erro imaginar que todo jornalista quer atuar na imprensa. Admiro os que seguem até hoje numa redação e não se veem trabalhando de outra forma, mas nem todos têm esse perfil. E felizmente, pois, se fosse o contrário, as oportunidades de trabalho seriam ainda mais escassas, já que a cada dia temos menos veículos e menos vagas.
Jornalista x publicitário
O segundo contato recente foi feito por uma participante da minha lista de transmissão sobre Marketing Digital para jornalistas, no WhatsApp. Ela disse que assistiu a algumas palestras da Social Media Week e me questionou se este novo mercado para os jornalistas não conflita com os publicitários.
Sim, conflita. Assim como a atuação dos publicitários conflita cada vez mais com a nossa, especialmente quando eles fazem produção de conteúdo. Hoje, as áreas se convergem.
O mercado vem exigindo profissionais multi. Se você não tem na sua equipe alguém que possa fazer artes para redes sociais ou anúncios no Facebook, por exemplo, você, como jornalista, terá que fazer. Caso isso não te agrade, é melhor mesmo fazer jornalismo.
Almir Rizzatto é jornalista e pós-graduado em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da agência RZT Comunicação e da Escola Digitalista. É palestrante, instrutor, consultor e especialista em Marketing Digital. Através da RZT, oferece soluções para profissionais liberais e empresas de todos os portes, além de cursos como os de Marketing Digital e SEO.
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