O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados pelos brasileiros, segundo a pesquisa mais recente da Mobile Time e Opinion Box (veja mais aqui).
Para que a empresa seja bem-sucedida, é importante aproveitar os recursos que a plataforma oferece, já que o WhatsApp é cada vez mais popular entre as pessoas, sobretudo no Brasil. Desfrutar de algumas funcionalidades, como o link direto, por exemplo, pode potencializar seu negócio.
Ao disponibilizar um link direto do WhatsApp da empresa em vários canais, o visitante se sente mais estimulado em entrar em contato, pelas facilidades que o recurso proporciona. Quando não há um modo simples de falar com a marca, o potencial cliente pode se sentir desmotivado e procurar por outro serviço.
Veja a seguir como criar um link direto do WhastApp e confira como usá-lo para alavancar os resultados do seu negócio.
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Como criar um link para WhatsApp
Para criar o link para WhatsApp, copie a url “https://api.whatsapp.com/send? 1=pt_BR&phone=5500000000000”. Depois, substitua a sequência de zeros pelo número do seu telefone de contato, inclusive o DDD.
Feito isso, seu link está pronto. Você pode, ainda, deixá-lo menor, para ficar mais atrativo, usando algum encurtador de url, como o Bit.ly, por exemplo (conheça aqui).
Veja como usar o link do WhatsApp para potencializar seus negócios
1) Responda rápido: atualmente, as pessoas têm pressa e, quanto mais rápido você responder, melhor será para sua empresa. O potencial cliente pode enxergar como algo negativo, caso a marca demore para retornar o contato.
Se não puder manter uma equipe dedicada em tempo integral no atendimento, você pode deixar sua limitação de horário clara no status da empresa no aplicativo, ou programar uma mensagem de “boas-vindas”, informando sobre o horário de atendimento e que logo responderá.
2) Dê suporte: é importante oferecer suporte em todos os momentos da jornada de compra do cliente, não só na parte de vendas. Disponibilize o link do WhatsApp em todos as etapas e canais compatíveis.
3) Defina uma linguagem: adeque o estilo da linguagem da mensagem ao seu cliente. Isso deixa o público-alvo mais confortável e próximo da empresa, favorecendo a experiência do usuário.
4) Envie materiais quando possível: para manter o cliente interessado na empresa, é importante mandar, quando for adequado, materiais que possam ajudá-lo a tomar decisões, como vídeos, imagens do produto ou serviço, depoimentos de clientes, entre outros. Mas, antes de enviar, incluir o cliente num grupo ou lista de transmissão, sem o consentimento dele, peça autorização para o cliente. Mandar mensagens sem o consentimento dele pode fazer com que sua empresa seja denunciada como spam.
Agora que você aprendeu como criar e usar o link para WhatsApp, coloque essas dicas em prática e alavanque seu negócio ainda mais.
*Fontes: Freshlab; Shapeweb
*Imagem: divulgação