Pagar celebridades para participarem de peças publicitárias já é uma prática antiga das marcas para impulsionarem suas vendas. E muitas pessoas confundem esta estratégia com uma nova ação das empresas, o marketing de influência, o que não é a mesma coisa.
O marketing de influência é um modelo novo de comunicação, em que as empresas trabalham com pessoas que têm um grande público fiel em suas páginas nas redes sociais – YouTube, blog, Instagram, Medium, LinkedIn Pulse, Snapchat e tantos outros. E, ao mesmo tempo, possuem uma identidade com a marca. Pode ser tanto uma pessoa que cresceu na internet, quanto famosos (cantores, atores, apresentadores, modelos).
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Esta é uma estratégia inovadora porque rompe com o modelo tradicional e abre oportunidades para influenciadores, marcas, agências, profissionais de marketing e de comunicação. Trabalha numa relação de confiança, com liberdade criativa e conteúdo autêntico.
O que deixa este trabalho mais natural e transparente é o fato do influenciador falar sobre a marca porque se identifica com ela. Ele divulga o produto porque realmente confia na empresa, não apenas o divulga como propaganda.
Os resultados chamam a atenção das empresas. De acordo com o site Flocker, 51% dos profissionais de marketing acreditam que obtêm melhores resultados quando o relacionamento com o influenciador começa com a confiança.
Para que tudo dê certo, é importante que o influenciador participe das etapas do processo criativo, contribuindo com ideias para a produção de um conteúdo autêntico, aumentando a empatia com o público e a capacidade de alcance.
O influenciador pode receber uma remuneração pela marca, mas isto não é a mesma coisa que um jabá (receber o produto em troca de sua divulgação). Os próprios influenciadores encontram meios originais e transparentes de fazer conteúdo pago sem que isso prejudique sua credibilidade perante o público.
Quando o influenciador passa a fazer muitas divulgações apenas para receber remunerações, isso deixa de ser uma campanha de relações públicas e passa a ser publicidade.
Portanto, o trabalho do marketing de influência consiste em uma parceria da marca com um influenciador que a represente e passe isso para seus seguidores, ganhando, assim, cada vez mais consumidores por meio das redes sociais.
Com informações do blog Comunique-se