Marketing Digital para B2B e B2C deve usar estratégias diferentes

O Marketing Digital para B2B (business to business) e B2C (bussiness to customer) é uma excelente estratégia para os dois tipos de negócio. Entretanto, o modo de planejar cada ação não é o mesmo, devido aos diferentes perfis de público-alvo.

O momento da compra muda entre os dois. Enquanto o cliente B2B consome por alguma necessidade da empresa, o B2C busca realizar o desejo de ter o produto.

Veja como planejar uma estratégia de Marketing Digital para B2B e B2C:

Marketing Digital para B2B

As vendas para B2B são mais complexas e com um ciclo maior, já que as empresas não costumam fazer compras com a mesma frequência que um cliente comum.

No entanto, problemas em suas estratégias de vendas, sistemas e até mesmo desempenho na equipe podem acontecer. É nesse momento que as empresas vão procurar por soluções.

Por isso, o Marketing Digital de empresas que vendem para outras empresas, B2B, deve ser voltado para a solução de problemas e dificuldades que elas estejam passando. Nesse caso, cabe produzir conteúdos educativos, como dicas para aumentar o número de vendas, ter destaque nas buscas orgânicas e qualquer outro tipo de ajuda que o perfil de seus clientes esteja precisando.

[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

A comunicação deve ser feita por sites, blogs e redes sociais. Para tratar de assuntos corporativos, quando a ação é de empresa para empresa, o LinkedIn é uma ferramenta indispensável.

Entretanto, uma estratégia que não muda ente o B2B e o B2C é o relacionamento com o cliente. Entre todas as ações que você fizer para alcançar seu público-alvo, não deixe de manter contato para transformar seu lead em consumidor ou fazer com que ele volte a comprar seus produtos e serviços.

Marketing Digital para B2C

Ao mesmo tempo em que este campo parece mais fácil no sentido de frequência de venda, ele também se dificulta devido à enorme concorrência nos mercados. Por isso, o Marketing Digital para B2C é necessário para se destacar da concorrência.

Na venda direta para o cliente final, meio caminho já está percorrido porque ele sente a necessidade de comprar o produto. No entanto, é preciso instigá-lo para que ele faça esse negócio com a sua empresa. Nesse caso, use estratégias que chamem a atenção dele.

O conteúdo abordado deve ser aquele que atraia o perfil do público-alvo. Materiais sobre o lançamento de novos produtos, promoções, anúncios nas redes sociais e nos sites parceiros que somam à sua empresa e contato com os seguidores para criar uma relação de fidelidade.

Esse tipo de público tem uma comunicação maior com as marcas. É importante estar atento para responder aos comentários deixados nos blog e nas redes sociais. Eles também são muito visuais, principalmente porque, antes de realizar uma compra, procuram pelo produto na internet.

Ferramentas como o próprio blog da empresa e redes sociais como Facebook e Instagram são ferramentas indispensáveis para um trabalho de Marketing Digital para B2C eficiente.

Com informações do blog Resultados Digitais

Avatar

RZT Comunicação

A RZT Comunicação foi criada com o objetivo de atender empresas de todos os portes e profissionais liberais. Serviços de assessoria de imprensa, redes sociais, consultoria em comunicação e conteúdo para sites/blogs, a RZT elabora estratégias eficazes para fortalecer a imagem dos clientes.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1106, sala 1, andar 16

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01310-914

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1106, sala 1, andar 16

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01310-914
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.