Nervosismo, ansiedade e dor no estômago. Esses são alguns dos sintomas que a maioria dos jovens sente às vésperas da primeira entrevista de emprego. Segundo o educador e especialista em orientação vocacional Maurício Sampaio, tudo isso é normal e o melhor: pode ser controlado.
“A pressão é normal, vai além do momento da entrevista. Muitos jovens se sentem pressionados pelos amigos que já estão empregados, pelos pais e pela necessidade de conseguirem uma vaga o mais rápido possível” afirma Maurício Sampaio.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
De acordo com o educador, a aflição do momento pode ser dominada com uma preparação adequada. “Estudar bem a empresa, analisar os projetos, produtos e serviços dela é fundamental. E já imaginar como, com seu talento, você poderá ajudá-la. Essa é uma pergunta bastante comum.”
Visualizar antecipadamente a entrevista também auxilia. “Por alguns momentos, feche seus olhos e veja a imagem da entrevista, aquilo que seria o ideal, com você calmo, falando com firmeza, interagindo. Essa estratégia é poderosa e ajuda a acostumar seu cérebro para o que está por vir”, ensina Maurício Sampaio.
Confira outras 5 dicas do especialista:
1) Antes da entrevista, pare e pense por alguns instantes no que você quer para sua vida. Na hora, mostre-se firme no que você deseja. Para as empresas, não existe nada mais positivo que contratar uma pessoa que sabe o que quer.
2) Chegue ao local da entrevista com, no mínimo, 20 minutos de antecedência. Isso ajuda a acalmar.
3) Leve seu CV impresso e em bom estado. Não esqueça de inserir nele suas competências, habilidades e seu talento, aquilo que você faz melhor.
4) Muito cuidado com a roupa! Se for fazer uma entrevista em uma agência de publicidade, usar terno não tem nada a ver, mas se for numa multinacional, tradicional, no mínimo terno sem gravata.
5) Cuidado com seus gestos. Muitos movimentos demonstram nervosismo.
Sobre Maurício Sampaio
Com mais de 30 anos de experiência na área pedagógica, Maurício Sampaio é educador, empresário, palestrante, escritor e especialista em orientação profissional e formação de jovens talentos.
É membro da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) e possui pós-graduação em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Tem também especialização em Marketing Pleno (pela Madia Marketing School) e em Pensamento Estratégico e Gestão de Pessoas (Fundação Getúlio Vargas).
Maurício já exerceu o cargo de Coordenador de Programas para Juventude do Governo do Estado de São Paulo e atualmente coordena o grupo “Juventude e Carreira” da AAPSA (Associação Paulista dos Gestores de Pessoas).
É ainda autor do projeto social “Rumo Profissional”, que ajuda jovens no desenvolvimento de seus projetos de vida.
Site: www.mauriciosampaio.com.br
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades