As empresas e os profissionais que procuram mais visibilidade e ganhar atenção do público querem sempre aparecer na TV, em reportagens ou entrevistas. Trata-se de uma ótima forma de atrair publicidade gratuita para sua marca, porém, alguns deslizes podem comprometer a imagem dessa empresa perante os espectadores.
E é justamente aí que entra o Media Training.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Veja aqui algumas dicas de Media Training para se sair bem nas entrevistas para TVs:
1- Saiba o que vai falar: o princípio de uma entrevista bem sucedida é o domínio do conteúdo a ser explorado na pauta da entrevista. Procure saber com antecedência sobre o assunto tratado e ensaie, se for necessário, para não correr o risco de errar na hora certa.
2- Fique atento com o tempo: o tempo na televisão é diferente do que o da mídia impressa, por isso, as respostas às perguntas não podem ser tão longas quanto às dadas para uma revista semanal, por exemplo. Mas mesmo assim, não significa que as respostas devam ser incompletas. Fale com precisão, de forma clara e objetiva. Evite ser redundante e prolixo.
3- Porte-se adequadamente: este é um dos pilares do Media Training. Ao expor sua figura na televisão, a imagem de sua empresa também está em jogo. Portanto, fique atento à sua postura corporal, lembrando-se sempre das lições sobre linguagem do corpo já exploradas aqui no blog da RZT. O vestuário é um ponto essencial para representar a sua empresa da forma que você quer que ela seja vista pelo público.
4- Tenha inteligência emocional: não se deixe abalar emocionalmente em caso de uma pergunta que o deixe desconcertado, sobre temas polêmicos ou que tentem explorar alguma crise que a empresa possa estar enfrentando. A inteligência emocional será crucial para manter o controle mesmo com o nervosismo. Não deixe transparecer emoções de raiva ou desespero.
5- Fale de modo correto: não fale em hipótese alguma o português de forma incorreta, como por exemplo, a conjugação de verbo no tempo errado.
6- Preste atenção no entrevistador: mesmo que tenha ensaiado suas respostas, preste atenção no que está sendo perguntado para você e responda o que está sendo questionado.
7- Procure o porta-voz correto: caso não se sinta o representante mais adequado para tratar sobre determinado tema pautado, indique o porta-voz correto para a entrevista.
(Com informações do Atitude.com)
Alunos aprovam e recomendam Media Training da RZT Comunicação:
“O Media Training da RZT Comunicação reúne alguns requisitos fundamentais: é rápido sem ser omisso; é flexível, porque você marca a hora e local em que pode acompanhar o curso; e permite que corrijamos erros quando de uma apresentação junto à imprensa, dando dicas importantes. O Gabinete Jurídico recomenda.”
Elaine Rodrigues – Advogada (Gabinete Jurídico)
“Achei o Media Training bastante interessante e produtivo. Através dele, pude compreender melhor o papel da mídia e a melhor forma de me relacionar com ela. Além disso, foi muito interessante e divertido realizar uma simulação de
entrevista, assistir à gravação e ouvir o feedback dos instrutores e demais participantes. Foi um dia leve e agradável.”
Fran Winandy – Psicóloga e headhunter (Acalântis Executive Search)
“O Media Training é perfeito no seu tempo. As teorias são muito objetivas e a prática, que tem como seu ponto forte, está perfeita também no seu conteúdo.”
Jorge Lúcio – Empresário (Faztech Telecom)
“Adorei o Media Training. Aprendi muito e doravante vou me sair melhor nas entrevistas graças à RZT Comunicação.”
Márcia Cristina Soares – Advogada
“A experiência de ter participado do curso de Media Training da RZT Comunicação satisfez todas as minhas expectativas e foi além. A mescla de teoria e prática, aliada à opção por um reduzido número de participantes, imprimem um ritmo dinâmico e um caráter de ‘coaching’ individual, que permite aos integrantes aprenderem tanto com seus próprios erros como também com as experiências dos participantes. Os anos de experiência dos instrutores Almir Rizzatto e Patrícia Arantes, aliados à habilidade de ambos em transmitir conhecimento com clareza didática e carinho, transformam o curso em uma experiência inesquecível. Valeu o investimento!”
Max Paskin Neto – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
“O trabalho da RZT Comunicação foi ótimo. Ter feito o Media Training ajudou muito durante as entrevistas, principalmente ao vivo para rádios. O curso alertou para alguns detalhes muito importantes na hora da entrevista.”
Sérgio Andrade – Empresário (MelhorEscola.Net)
“O curso Media Training foi muito positivo na medida em que, além de fornecer conteúdo teórico a respeito
do relacionamento com a imprensa, pôde desenvolver minhas habilidades práticas. Portanto, deixo minha recomendação ao curso e meu agradecimento à RZT Comunicação pelo excelente serviço prestado.”
Thiago Madureira Machado – Internet Marketer (Zye Agência Digital)
“O curso de Media Training da RZT é excelente. Oferece subsídios para o bom atendimento e relacionamento com a mídia,
com uma perspectiva bastante realista de como potencializar seu produto/marca perante a sociedade.”
Vinícius Dal’Laqua dos Santos – Assessor de comunicação (Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu)
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
2 comments
Miguel Luís
25 de junho de 2024 at 12:27
Gostei do artigo, há nele informações resumidos e interessantes para a comunicação.
Almir Rizzatto
25 de junho de 2024 at 13:36
Ficamos felizes que tenha gostado do artigo, Miguel.
Abraços,
Equipe RZT