Mudanças no Instagram: como elas podem despencar sua audiência

Que as mudanças do Instagram costumam ser constantes e afetar usuários, não é novidade. Agora, você sabia que as atualizações recentes podem impactar a audiência da sua conta?

Isso acontece porque desta vez as modificações são grandes e muito significativas. Elas afetam toda forma como usamos a rede social e a distribuição de publicações. Dentro disso, empresas e usuários precisam avaliar como produzem seus conteúdos para continuar crescendo.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

Assista à live na qual eu falei sobre as novidades: 

Quais são as principais mudanças do Instagram?

A principal mudança do Instagram, definitivamente, foi o feed. A partir de agora, o usuário pode escolher entre três tipos de timeline, sendo dois deles com os posts exibidos em ordem cronológica.

  1. Feed controlado por algoritmos (padrão). Prioriza publicações que estão em alta e também sugere conteúdos de assuntos que você consuma consumir. Inclusive, até posts de perfis que você não segue, mas que são de seu interesse, aparecem como recomendados. Tudo isso sem nenhum tipo de ordem cronológica.
  2. Novo feed “Seguindo”. Aqui são mostrados, em sequência, apenas as postagens das pessoas e páginas que você segue. Ou seja, quem acabou de postar, dentro dos perfis que você acompanha, vai aparecer primeiro no seu aplicativo.
  3. Novo feed “Favoritos”. Exibe apenas as publicações de até 50 perfis que você favoritou. Os posts também são em ordem cronológica. 

Como contornar eventuais problemas

Se o usuário escolher uma timeline baseada em “favoritos”, o seu perfil pode ficar de fora, o que provoca queda de engajamento. 

Já se ele optar por visualizar o conteúdo de quem está seguindo, o impacto será de outra forma. Neste caso, isso afeta mais perfis que postam pouco, já que em “Seguindo” os conteúdos aparecem em ordem cronológica. 

Mas será que existem maneiras de contornar esses problemas? A resposta é sim!

A primeira medida a ser tomada é conhecer muito bem a persona da sua audiência. Isso significa descobrir as dores, as necessidades desse público, o comportamento nas redes, os horários que mais acessam…

Além disso, é importante avaliar se é possível aumentar as publicações diárias. Se você tem um orçamento destinado para o conteúdo digital, esse também é o momento de investir em anúncios. A mídia paga será cada vez mais importante.

E, acima de tudo, priorize a qualidade. Sempre. É isso que fará os usuários começarem a seguir a sua conta, consumirem seu conteúdo e também “favoritarem” seu perfil.

SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades

 

Almir Rizzatto

by Almir Rizzatto

Jornalista, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos, além da Escola Digitalista. Também é consultor, palestrante, especialista em Marketing Digital e instrutor de cursos. Iniciou sua carreira na Folha Online (hoje Folha.com) e foi sub-editor e editor no portal Terra. Fundou sua própria agência em 2006 e, dez anos depois, começou a ministrar treinamentos na área digital. Já capacitou mais de 3.000 pessoas de forma online e presencial.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão sinalizados com *

LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200

SIGA-NOSParticipe das nossas redes
Conecte-se conosco e acompanhe de perto nossas atividades e novidades.
A EMPRESARZT Comunicação
LOCALIZAÇÃOOnde estamos?
Av. Paulista, 1765, conjuntos 71 e 72

Bela Vista - São Paulo (SP)

CEP 01311-200
SIGA-NOSConecte-se conosco
Acompanhe de perto nossas atividades e novidades.

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

RZT Comunicação® – Todos os direitos reservados

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.