Que as mudanças do Instagram costumam ser constantes e afetar usuários, não é novidade. Agora, você sabia que as atualizações recentes podem impactar a audiência da sua conta?
Isso acontece porque desta vez as modificações são grandes e muito significativas. Elas afetam toda forma como usamos a rede social e a distribuição de publicações. Dentro disso, empresas e usuários precisam avaliar como produzem seus conteúdos para continuar crescendo.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Assista à live na qual eu falei sobre as novidades:
Quais são as principais mudanças do Instagram?
A principal mudança do Instagram, definitivamente, foi o feed. A partir de agora, o usuário pode escolher entre três tipos de timeline, sendo dois deles com os posts exibidos em ordem cronológica.
- Feed controlado por algoritmos (padrão). Prioriza publicações que estão em alta e também sugere conteúdos de assuntos que você consuma consumir. Inclusive, até posts de perfis que você não segue, mas que são de seu interesse, aparecem como recomendados. Tudo isso sem nenhum tipo de ordem cronológica.
- Novo feed “Seguindo”. Aqui são mostrados, em sequência, apenas as postagens das pessoas e páginas que você segue. Ou seja, quem acabou de postar, dentro dos perfis que você acompanha, vai aparecer primeiro no seu aplicativo.
- Novo feed “Favoritos”. Exibe apenas as publicações de até 50 perfis que você favoritou. Os posts também são em ordem cronológica.
Como contornar eventuais problemas
Se o usuário escolher uma timeline baseada em “favoritos”, o seu perfil pode ficar de fora, o que provoca queda de engajamento.
Já se ele optar por visualizar o conteúdo de quem está seguindo, o impacto será de outra forma. Neste caso, isso afeta mais perfis que postam pouco, já que em “Seguindo” os conteúdos aparecem em ordem cronológica.
Mas será que existem maneiras de contornar esses problemas? A resposta é sim!
A primeira medida a ser tomada é conhecer muito bem a persona da sua audiência. Isso significa descobrir as dores, as necessidades desse público, o comportamento nas redes, os horários que mais acessam…
Além disso, é importante avaliar se é possível aumentar as publicações diárias. Se você tem um orçamento destinado para o conteúdo digital, esse também é o momento de investir em anúncios. A mídia paga será cada vez mais importante.
E, acima de tudo, priorize a qualidade. Sempre. É isso que fará os usuários começarem a seguir a sua conta, consumirem seu conteúdo e também “favoritarem” seu perfil.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades