Dentre as tendências do Marketing Digital, o Marketing de Influência é uma prática que vem crescendo entre as empresas, principalmente pelas estrangeiras. Consiste em fazer parceria com indivíduos com grande número de seguidores que possam atrair consumidores em potencial.
O fato da propaganda ter perdido força e a opinião dos usuários nas redes sociais ter mais credibilidade, fez com que as empresas procurassem outras estratégias para atrair clientes. Estes influenciadores geralmente são blogueiros ou personalidades com muitos seguidores em alguma rede social. Eles ditam as regras quando o assunto é marca de produtos e dominam a opinião na internet.
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Fazer parceria em que o influenciador estabelece uma relação de confiança com a marca não é mais uma tendência, mas uma das principais estratégias do marketing atualmente. De acordo com os estudos da Nielsen Catalina Solutions, ações com estas personalidades aumentam em até 11 vezes o resultado do que uma campanha tradicional. Eles agem sobre consumidores nas três fases da jornada de compra: reconhecimento, consideração e tomada de decisão.
Esta relação funciona da seguinte forma: após firmar parceria, os influenciadores postam conteúdos favoráveis aos produtos e serviços em questão, estabelecem uma credibilidade e conduzem o público que os seguem a consumirem a marca.
Entretanto, para usar o marketing de influência não é necessário fazer parcerias apenas com celebridades do mundo digital. Empresas dos Estados Unidos identificaram que, pessoas comuns, mas que atingem um número significativo de seguidores nas redes sociais, também causam grande impacto na opinião alheia. Essa alternativa pode ser uma ótima parceria para a marca e exige um custo menor.
Para esta opção mais rentável, é preciso identificar as pessoas que falam sobre sua marca nas redes sociais, quantos seguidores elas impactam e entrar em contato. É uma estratégia que os especialistas acreditam que terá muito mais força futuramente.
No Brasil, o Marketing de Influência ainda é pouco falado e praticado. Ou seja, as marcas nacionais que se atentarem a esta ação podem sair na frente e ganhar vantagem no mercado em que atuam.
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