Você já deve ter ouvido falar a respeito, mas pode ainda estar se perguntando “o que são e como usar chatbots?”.
Como o nome sugere, “bot” é abreviação em inglês para “robot”, ou seja, robô de chat. Essa é uma das principais ferramentas da Inteligência Artificial (ou AI) atualmente. São programas desenvolvidos para interagir com os humanos, simulando uma conversa. Assim, é possível automatizar algumas atividades burocráticas.
Como usar chatbots e otimizar os canais de comunicação?
Os chatbots podem ser instalados nos seus canais de comunicação pela internet, como em sites e páginas do Facebook. Eles funcionam como um chat, serviço do qual já estamos acostumados. A diferença é que este software está programado para responder a diversos tipos de questões.
Existem muitas atividades que em que os chatbots podem ser usados. Atualmente, a mais comum é o atendimento ao cliente. Por exemplo, quando um consumidor tem alguma dúvida em relação à sua marca, ele pode enviar uma mensagem que será respondida pelo chatbot e terá seu problema resolvido em minutos.
Entretanto, as empresas podem usar os chatbots para outras funções também. Eles podem ajudar nas ações de marketing e vendas, pesquisas de satisfação, reservas em restaurantes e pedidos de comida, por exemplo.
Benefícios no uso dos chatbots
A maioria dos serviços de automatização facilita o trabalho das empresas e, com os chatbots, não é diferente. Isso ajuda a resolver as burocracias rapidamente, satisfaz o cliente e melhora a reputação da marca.
Outro benefício é que os chatbots estão online 24h por dia. Portanto, o cliente poderá ser atendido a qualquer hora que precisar e não terá que esperar para resolver suas questões no período comercial.
Se você ainda não tem um chatbot para automatizar alguma ou várias tarefas da sua empresa, comece a pensar em instalar essa ferramenta. Ela pode trazer benefícios tanto para você, quanto para seus clientes.
Existem diversas organizações que podem te ajudar com a instalação desse software. Já no Facebook, você pode customizar o seu próprio chatbot por meio de diversos programas, como o ChatFuel, MEOKAY, Botsify, Morph, entre outros.
One comment
Elazier Barbosa
14 de novembro de 2017 at 17:08
Olá Almir, bem interessante!
Daqui a pouco ai ser difícil saber quem nos está atendendo; um robô ou um humano!
Abraços.