O Portal Consultores (www.consultores.com.br) realizou pesquisa que aponta, entre outros destaques, o alto número de profissionais novatos no trabalho como consultores, apesar de muito experientes em suas respectivas áreas de especialização.
De acordo com a pesquisa “Consultoria 2011/2012 – Um retrato sem retoques”, 43% dos 539 entrevistados estão atuando como consultores há menos de quatro anos.
“Esse número comprova que a consultoria é uma excelente opção de carreira, principalmente por proporcionar maior espaço, liberdade, autonomia e possibilidade de crescimento”, avalia Dino Mocsányi, mentor do Portal Consultores e autor do recém-lançado livro Consultoria: O Caminho das Pedras (ed. Nelpa – 262 páginas).
A pesquisa foi feita em parceria com Bernardo Leite Consultoria e apoios da Success Tools, Editora Fênix, InterAmplitude Soluções para Web, AAPSA (Associação Paulista dos Gestores de Pessoas) e HB Hotels – Ninety Convention. Todos os estados do Brasil foram representados na amostra.
Ainda de acordo com o levantamento, outros 18% têm de 5 a 9 de experiência como consultores. Profissionais com 10 a 15 anos são 18,5% e, acima de 15 anos, 20,5%.
Outro número que chamou a atenção foi o de consultores individuais: 60%. “Esse é, realmente, um perfil muito frequente e típico no mercado, apesar de que o amadurecimento do segmento tem feito surgir cada vez mais a necessidade de estruturas melhores, com menor ação direta do titular”, explica Dino Mocsányi.
Para mais informações sobre a pesquisa “Consultoria 2011/2012 – Um retrato sem retoques”, acesse www.consultores.com.br
Atendimento à imprensa:
Almir Rizzatto – RZT Comunicação
www.rztcomunicacao.com.br
almir@rztcomunicacao.com.br
Fones: (11) 5051-8142 e (11) 99628-1733
