Toda empresa nasce em razão de atender uma necessidade de um cliente ou mercado. Ela tem, ou deveria ter, esse objetivo claro. Para atingi-lo é necessário uma estratégia, ou seja, planejar como chegar até ele. Essa definição básica de planejamento estratégico é dada por Amauri Nóbrega, consultor executivo e especialista em estratégia e finanças. “Oitenta por cento das empresas não chegam ao terceiro ano de vida e, uma das grandes razões, é não planejar os seus passos para atingir o objetivo desejado”, justifica.
Segundo Kaplan e Norton, são cinco os princípios que norteiam uma execução estratégica de sucesso. São eles: mobilizar, traduzir, alinhar, motivar e gerenciar, ou seja, mobilizar toda a empresa para que o objetivo traçado seja o de todos, traduzir de forma clara para que todos saibam para onde vão e o que devem fazer para chegar lá, alinhar todos em um mesmo pensamento e desejo, motivá-los a buscar esse objetivo e gerenciar ao longo do caminho para verificar se estão todos no caminho certo.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
A explicação acima é a parte teórica de um bom planejamento, mas é preciso tirá-lo do papel para se alcançar bons resultados. “Fazer um planejamento estratégico é, de certo forma, fácil, a parte difícil está em executá-lo. Já presenciei empresas que sabem fazer um planejamento estratégico, mas não sabem tirá-lo do papel”, comenta Amauri Nóbrega.
Um modo simples de verificar se uma empresa conseguiu tirar seu planejamento do papel é avaliar a sua proposta de valor. Se em uma transação com essa empresa não for possível perceber a entrega da proposta de valor é sinal de que ela não está conseguindo executar adequadamente sua proposta.
Com planejamento, empresa e funcionários crescem juntos
Amauri Nóbrega é cauteloso ao comentar sobre a aplicação de uma ideia em prática. “É necessário colocá-la no papel, criar alguns protótipos, testar, testar e testar, antes de ganhar escala”, explica. Para ele, esse processo economiza tempo e investimentos. “Esses passos têm que ser bem trabalhados com indicadores e metas intermediárias para avaliar o sucesso”, diz. Com essas coordenadas, a empresa consegue crescer de forma orgânica e sustentável e, junto com ela, os seus colaboradores.
O especialista em estratégia considera que, uma das maiores vantagens da execução do planejamento estratégico, é a perpetuidade conquistada pela empresa. No entanto, ele ressalta que um bom planejamento se modifica conforme o ambiente onde o negócio está inserido. “A empresa tem que olhar para o seu planejamento, para o mercado, para seus produtos ou serviços e saber a hora certa de fazer ajustes ou mudança de curso”, salienta.
Sobre Amauri Nóbrega
É consultor executivo, palestrante, coach, escritor, conselheiro e especialista em estratégia e finanças. Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia e desenvolvimento do Capital Humano. É um palestrante bem requisitado nas áreas de Estratégia, Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Gestão de Pessoas, Liderança, Finanças e Governança Corporativa e Familiar.
Sócio fundador da “Cinco Global”, empresa especializada em projetos de consultoria em Gestão Estratégica, é também bacharel em Administração de Empresas com especialização em Marketing, MBA em Controladoria e Finanças Empresarial pela FGV, EPM em Marketing pela University of Miami – School of Business Administration, Strategic Negotiation pela YALE School of Management, HR Strategy pela University of MICHIGAN e Certified Board Member (CCI) pelo IBGC.
Site: www.amaurinobrega.com.br
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades