As dificuldades com a escrita parecem cada vez mais evidentes, inclusive no meio corporativo. Profissionais de todos os níveis sofrem para elaborar propostas comerciais, relatórios e até simples e-mails.
Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita recentemente pela RZT Comunicação: 84% das pessoas admitiram ter esse problema e reconheceram a necessidade de aprimoramento.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
Participaram do levantamento profissionais das áreas de Comércio Exterior, Comunicação, Consultoria Empresarial, Educação, Finanças, Gestão, Palestras, Recursos Humanos, Saúde e Tecnologia da Informação.
“A maioria apontou a dificuldade geral de escrever, de colocar as ideias no papel. Outros identificaram problemas como falta de clareza e objetividade”, afirma Almir Rizzatto, diretor da RZT Comunicação.
A insegurança é tanta que, quando questionados se tinham interesse em escrever um livro, 88% disseram que sim, mas só se contassem com ajuda de um profissional.
De acordo com Rizzatto, que ministra cursos de escrita e criou um treinamento online, o problema atinge profissionais, inclusive os que ocupam cargos de chefia, liderança e diretoria. “Já vi executivos com enorme dificuldade, tanto na estruturação do texto quanto com a própria Língua Portuguesa.”
Prejuízo para todos os lados
A deficiência em comunicação gera danos tanto para empresas quanto para empregados. Uma pesquisa feita pelo Project Management Institute Brasil (PMI), com 300 companhias nacionais e multinacionais, mostrou que em 76% das organizações os projetos não dão certo porque os funcionários não sabem escrever nem falar bem.
“E profissionais com essa dificuldade, obviamente, têm menos chances de serem contratados e promovidos. Ser um bom comunicador é fundamental para ter uma carreira de sucesso, até porque nos comunicamos o tempo todo, seja internamente, com clientes ou nas redes sociais”, lembra Almir Rizzatto.
SOLUÇÕES: veja como podemos ajudar seu negócio
CURSOS: conheça nossos treinamentos online e presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
One comment
ue
25 de julho de 2017 at 18:04
Almir, as pessoas que têm dificuldades de escrever são pessoas que tiveram pouco gosto pela leitura. E quando lendo,se deparam com uma palavra desconhecida, não marcavam para serem pesquisadas no dicionário.Dessa forma a frase ficava sem muito sentido e o leitor não maximizava o seu tempo na leitura.. No meu caso, gosto muito de escrever e acabei sendo autor de um dicionário A Origem das palavras, com 700 verbetes em 700 páginas. De segunda a sexta-feira eu escrevo uma postagem no LinkedIn. E nunca deixo uma palavra passar em branco em relação ao seu sentido. Espero que essa sua postagem acorde o vontade de escrever em algum leitor. Mesmo fazendo esteira (em casa) por 20 minutos eu tenho várias páginas com pequenos resumos que vou lendo e relendo para fixa na memória. Nosso cérebro é como um músculo, precisa de exercício para ficar em forma. Abraços.