O QR Code, que há alguns anos foi considerado uma “febre” na internet, pode trazer muitos benefícios para estratégias de Marketing Digital. Proveniente da expressão “Quick Response” (‘resposta rápida’, em português), o recurso, criado em 1994 no Japão, é um gráfico 2D, com diversas linhas brancas e pretas, semelhante a um código de barras, com dados pré-estabelecidos.
Muitas marcas usam a tecnologia para direcionar o consumidor a sites específicos ou a páginas que mostram produtos, promoções etc.
Além disso, o QR Code pode ajudar a melhorar a identidade da empresa, assim como sua imagem perante o público. É, ainda, uma solução econômica em relação a espaços normais de publicidade.
Ao utilizar o recurso, a empresa vai mostrar mais credibilidade às pessoas, valorizar seus produtos e serviços, além de aumentar seus lucros.
Confira a seguir como utilizar a tecnologia para beneficiar seu negócio.
[av_button label=’Conheça os cursos de Marketing Digital da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8d2′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Descubra como usar o QR Code para beneficiar sua estratégia de Marketing Digital
1) Conheça seu público: antes de elaborar uma ação, verifique para qual público ela será direcionada. Dessa forma, você pode verificar se a campanha terá aderência e resultados positivos.
2) Capriche na peça do código: seja um banner, catálogo, e-mail, aplicativos ou em redes sociais, é importante que a peça em que o QR Code estará presente seja bem construída.
3) Invista no design: é fundamental chamar a atenção do público para a peça em que o QR Code vai estar inserido. Por isso, capriche nos elementos visuais, como diagramação, cores, identidade visual etc. Além disso, deixe um espaço estratégico para o código na peça, com um tamanho adequado.
4) Divulgue sua ação em locais estratégicos: sua empresa pode aproveitar para divulgar o QR Code em espaços com muitos acessos, como restaurantes, por exemplo. Faça parcerias com estabelecimentos e ofereça promoções especiais para quem acessar o código que estiver estampado em jogos americanos nas mesas. Banners em eventos também são ótimas opções para expor a tecnologia. Assim, você pode direcionar os consumidores do local diretamente para a página da sua empresa, por exemplo.
Agora que você aprendeu a usar o QR Code em sua estratégia de Marketing Digital, aproveite e coloque as dicas em prática. Dessa forma, sua empresa vai ganhar ainda mais visibilidade no mercado.
*Fontes: Digital Marketing 360; Post Digital
*Imagem: divulgação