A comunicação empresarial se tornou uma área indispensável. Ela se responsabiliza pela imagem da marca até o contato com colaboradores e consumidores. E por fazer um trabalho tão amplo, muitas pessoas se perguntam qual o verdadeiro público com quem o setor realmente deve conversar e trabalhar para que consiga um resultado eficiente.
Cada empresa tem um público específico e isto pode ser definido pelo setor em que atua e a quem seus produtos e serviços interessam. E para facilitar o entendimento de quem não é familiar com a área, separamos os principais grupos com quem a comunicação empresarial deve conversar:
Público interno
Colaboradores, fornecedores e parceiros são um dos principais públicos a quem a comunicação deve se dirigir. Toda empresa depende deste trabalho para manter todos bem informados sobre o que acontece internamente.
Além de informar, o papel da comunicação interna é ouvir sugestões e prezar pela harmonia entre as equipes para que todos se entendam e consigam trabalhar juntos nos projetos da empresa.
[av_button label=’Conheça o curso de “Marketing Digital” da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/marketing-digital/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Público Externo
Neste grupo se encaixam todas as pessoas: cidadãos, consumidores e não consumidores. É um trabalho muito importante para a imagem da empresa, pois é responsável pelo posicionamento da marca em diversas situações que possam envolvê-la e transmitir suas mensagens.
Também se responsabiliza pelos canais de contato com o consumidor (principalmente pelo site e redes sociais) e dar atenção a todos, para que continue ouvindo e cativando seus consumidores e conquiste as outras pessoas que ainda não são adeptas da marca.
Autoridades e Sindicatos
Outra função muito importante da comunicação empresarial é prestar contas com as autoridades, governo e órgãos como sindicato de trabalhadores.
É fundamental a comunicação de uma empresa conhecer seus diferentes tipos de público para saber transmitir a mensagem na linguagem certa para cada um e atingir bons resultados por meio das informações. Ela retira, ainda, todas as dúvidas e deixa clara a posição da empresa e sua imagem diante o mercado em que atua.
Com informações do site Sambatech