Como você já deve saber, o endereço do site é um dos fatores de rankeamento do Google. E ter uma URL amigável é fundamental para o bom posicionamento nos resultados de busca.
Portanto, é importante prestar atenção no link de todas as páginas do seu site para se certificar de que estão anexadas da maneira correta.
Mas, o que é uma URL amigável?
Entre os endereços, este www.website.com.br/blog/marketing-de-conteudo é mais fácil de ser compreendido do que este www.website.com.br/blog/zyw786v.
A URL é composta pelo http, o domínio, o caminho (geralmente é a página onde se encontra o material que o endereço está indicando, como o blog que guarda todos os artigos) e a página que será aberta (como, por exemplo, um artigo).
O exemplo acima é uma orientação simples de como deixar suas URLs amigáveis. Entretanto, existem outros fatores que podem te ajudar a otimizá-las.
Veja mais 3 dicas para compor uma URL amigável:
1- Use palavras-chave nas URLs
Além de colocar um domínio claro sobre a página a que ele nos leva, conter a palavra-chave no endereço é outro fator de grande relevância para o Google.
Você pode compor a URL, por exemplo, com parte do nome do material, incluindo as palavras-chave. Isso faz com que os mecanismos de pesquisa do Google entendam facilmente a sua página e, assim, vão indexá-la de forma mais eficaz.
2- URL simplificada
O Google tem preferência por estrutura de URL simples. Por isso, é recomendado compor o endereço da forma mais reduzida e objetiva possível.
Se forem muito complexas, podem ter problemas com a indexação do Google, prejudicando o rankeamento nos resultados de pesquisas. Além disso, dificulta a leitura do internauta, que pode perder o interesse em clicar no link.
3- Reparar links quebrados
Por algum motivo um link pode direcionar para uma página da web que não esteja mais disponível, ou que tenha sofrido alterações na descrição da URL. Isso pode prejudicar o seu site, uma vez que a pesquisa do Google pode se basear neste endereço com problema ou alterado.
Certifique-se de que todos os seus links postados nas redes sociais ou em sites parceiros estejam corretos para que não haja problemas no redirecionamento da página ou com os mecanismos de buscas das pesquisas.
Parece apenas um detalhe, mas URLs amigáveis fazem uma grande diferença para o bom posicionamento da sua página. Quanto mais simples e objetivas, melhor será para a reputação do seu site.
Com informações do blog WhatsWP