No mundo corporativo, a atuação de qualquer empresa deve ser pautada pelo trio de palavras comunicação, pessoas e negócio. Para conseguir utilizar a comunicação na gestão do negócio e dos colaboradores, uma das principais ferramentas hoje em dia é a comunicação interna.
Além de mobilizar as pessoas em torno dos grandes desafios das organizações, o endomarketing – marketing institucional interno – promove melhores práticas de comunicação dentro da empresa e estimula a integração em torno das grandes mudanças.
Na era da tecnologia, as informações são compartilhadas em uma velocidade cada vez mais rápida. A influência e o poder de escolha do consumidor cresceram muito nas últimas décadas, assim como a preocupação das empresas nas áreas da sustentabilidade e da responsabilidade social. A qualidade do produto ou do serviço não é suficiente para a escolha final do cliente.
Assim, os novos objetivos e estratégias determinados pelo mercado no século XXI podem e devem ser compartilhados tanto na comunicação externa como na interna.
Para obter o engajamento e compromisso de seus colaboradores, a empresa deve ter em mente que são os funcionários que detêm o conhecimento para contribuir para o sucesso do negócio. E a comunicação é a ferramenta ideal para realizar a divisão das informações entre todos aqueles que integram a organização, motivando inspiração, confiança, compromisso e a criação de equipes vencedoras.
(Com informações de O Jornal Econômico)