Veja como usar emojis nas plataformas digitais

A utilização de emojis nas plataformas digitais são muito comuns na comunicação atualmente. Inventada pelos japoneses, é uma evolução do emoticon, uma tentativa de simular expressões usando caracteres de pontuação.

Estas carinhas ajudam a transmitir as mensagens de forma mais humanizada, pois é possível usar aquele que mais representa o sentido da frase na plataforma digital (redes sociais, blog, email, site, etc).

A popularização desta ferramenta informal nas redes sociais faz com que muitas empresas tenham dúvidas sobre seu uso: se devem usá-la, em quais situações e em quais plataformas.

1- Empresas podem usar emojis?

Qualquer marca pode usar emojis em seus posts e mensagens. Se você trabalha com um negócio mais descontraído, existem diversas opções para complementar suas publicações. Entretanto, mesmo em um setor mais sério, como escritórios de advocacia ou contabilidade também é válido o uso de algumas carinhas ou outros ícones para deixar o texto mais descontraído.

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2- Como emojis podem ajudar?

Eles podem ajudar a demonstrar o sentimento que a empresa tem ao divulgar aquela publicação ou o que espera dos seguidores, por exemplo. Se fala de uma super promoção, pode incluir uma carinha de surpresa, ou se recebe uma reclamação, usar uma expressão de tristeza ou decepção ao responder. Isso ajuda a demonstrar a empatia da marca pelos sentimentos de quem lê seus posts.

3- Como usar os emojis?

As redes sociais são lugares descontraídos, por isso, mesmo que a sua área seja mais séria, convém usar emojis. Mas atente-se para quais usar. Existem diversos itens que se enquadram para os diferentes negócios, como por exemplo, a balança da justiça para escritórios de advocacia.

4- Pode usar emojis em emails?

Depende da ocasião e do objetivo da mensagem. Em um email de apresentação sobre a empresa para um cliente, não cabe o uso de emojis, pois pode comprometer a credibilidade e formalidade do trabalho da empresa.

Por outro lado, se o email fala sobre uma promoção, lançamento de produtos ou outro tema que interesse ao cliente, vale usar um emoji para deixar a mensagem mais atrativa.

Com informações do blog Wix

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