Nesta era digital em que vivemos, empresas e profissionais liberais usam cada vez mais as redes sociais para conquistar espaço, expandir negócios, alcançar novos públicos e faturar. Entretanto, muitas marcas ainda têm dificuldade de fazer o uso adequado de canais como Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo.
Veja a seguir 20 fatores que dificultam o crescimento online:
1) Achar que vender na web é fácil
Muitos acreditam que anúncios pelo Facebook conseguem atrair vendas mais rapidamente, mas o processo é difícil de qualquer forma. A vantagem da rede social é que o anúncio foca diretamente no público alvo.
2) Não identificar oportunidades de negócio
É importante observar a necessidade do público naquele momento para criar boas oportunidades de venda.
3) Achar que todo mundo vai comprar
Mesmo que a marca lance um produto de aceitação geral, é importante focar em um nicho específico para garantir um resultado melhor nas vendas.
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4) Encarar como um “trabalho fácil”
Muitos associam o trabalho em redes sociais com “ganhar dinheiro online” e o empreendedor deve entender que não é bem assim. Isso requer muita dedicação e, para o negócio ser financeiramente saudável, é preciso um fluxo de caixa, previsibilidade de receitas, entradas recorrentes e controle de gastos.
5) Acreditar nos antigos paradigmas de trabalho
Trabalhar online permite o empreendedor atuar de qualquer lugar, o que traz um aspecto de liberdade. Mas, trabalhar com redes pode durar muito menos ou muito mais que as tradicionais 40 horas semanais.
6) Manter-se apenas com um plano
As constantes mudanças da internet fazem com que o empreendedor tenha vários planos. Ter um plano B é importante para a estabilidade do negócio.
7) Deixar de lado o espírito empreendedor
O empreendedor precisa aceitar riscos, ter determinação, liderança, coragem, visão e competência para manter o sucesso do negócio.
8) Investir demais
Não é necessário investir altas quantias em Facebook, Twitter e Instagram. Cada marca tem um público mais engajado em uma destas redes, então é melhor planejar e anunciar diretamente na rede mais focada em seu público alvo.
9) Investir de menos
Feito o anúncio em determinada rede, é preciso manter o andamento. Se a estratégia não gera resultado, tente outra até que a marca encontre o melhor jeito de anunciar.
10) Ser ofensivo
A linguagem das redes sociais é simples e deve interagir com o público. Mas é preciso tomar cuidado com as palavras e maneira de falar para que o conteúdo não fique ofensivo.
11) Ser falso ou pouco autêntico
A marca precisa transparecer o que ela realmente é. O público percebe quando a ação não corresponde ao DNA da empresa.
12) Comunicar-se nas redes sociais é diferente da “vida real”
Negócios que tenham espaços físicos precisam atuar nas redes sociais da mesma forma que se comunicam pessoalmente. É preciso que haja um alinhamento de linguagem.
13) Conhecer o público-alvo superficialmente
É fundamental conhecer os gostos e preferências do público, não apenas as informações básicas, e as necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, que vão além do produto em si.
14) Não se relacionar
A rede social é feita para se relacionar. Ninguém usa uma rede social para comprar. Então a marca deve, primeiramente, manter contato com o cliente para que, a partir disso, ele venha consumi-la.
15) Não responder aos comentários
A rede social é uma ferramenta de interação e isso não pode ser diferente com as redes sociais da empresa. É preciso responder rapidamente aos comentários e mensagens e com as informações que os usuários esperam da marca.
16) Achar que sabe de tudo sobre as redes sociais
A internet muda constantemente. Por isso, é importante sempre atualizar o conhecimento sobre as redes e ficar por dentro das mudanças e novidades.
17)Não usar Call to Action
Os anúncios precisam de alguma ação do público-alvo, onde no marketing digital é conhecido como call to action. Além da visualização, o usuário precisa clicar para ir a uma página, reservar o produto, se cadastrar ou baixar alguma coisa, entre outras possibilidades.
18) Trabalhar com imagens sem entender do assunto
Contratar um designer profissional ou obter conhecimento na área é fundamental para que as imagens utilizadas em posts e anúncios estejam boas e coerentes com o conteúdo.
19) Mentir e não dar ouvidos ao cliente
O relacionamento com o cliente precisa ser transparente. Também não se pode tirar a razão dele nas respostas. Fale sempre a verdade, mesmo que para isso a marca tenha que assumir que não sabe ou que está errada.
20) Apenas fazer – e não analisar os resultados
O sucesso da marca nas redes sociais depende da análise de resultados. É importante verificar como está a interação do público nos posts e quais temas mais chamam a atenção. Desta forma, é possível traçar a melhor estratégia para o desenvolvimento online da empresa.
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Com informações do site Adnews