A plataforma de vídeos mais acessada no mundo é o YouTube. O site possui 1,9 bilhão de usuários ativos, que assistem a milhares de vídeos todos os dias (veja mais aqui). Com base nesses dados, ter um canal no site pode gerar diversos benefícios à empresa, inclusive, de monetização direta.
O YouTube investiu massivamente em criadores de conteúdo. O número de canais com receitas anuais de seis dígitos cresceu mais de 40% (saiba mais aqui). Isso mostra que manter um canal na plataforma pode gerar lucros diretos para sua empresa.
É necessário se inscrever no Partner Program, serviço da plataforma responsável pela monetização, para receber valores financeiros. Entre os principais critérios que o site utiliza para pagar canais, são a quantidade de inscritos – no mínimo 1.000 –, ter pelo menos 4 mil horas de visualização nos últimos 12 meses e produzir conteúdo de qualidade, que esteja de acordo com as regras do YouTube.
Para ser monetizado, o canal precisa conquistar visibilidade e confiança pelos usuários do YouTube. Veja a seguir 5 dicas para receber monetização no site.
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Confira 5 dicas de como ser monetizado no YouTube
1) Produza conteúdo de qualidade: faça vídeos que despertem a atenção dos seguidores, com assuntos que você entende. Consulte o YouTube Analytics, para ver as métricas do que faz mais sucesso no seu canal. Com base nessas informações, você pode planejar seu calendário editorial.
2) Utilize o Google Adsense: inscreva-se no Google AdSense (acesse aqui), a plataforma de anúncios do Google. Dessa forma, você conseguirá gerar e controlar as receitas do canal.
3) Anuncie diretamente: aproveite um pouco o espaço do seu canal para anúncios de publicidade, os famosos conteúdos “publi”. Mas, não exagere, caso contrário, o público pode perder a confiança no canal. É importante, ainda, deixar claro que o conteúdo é patrocinado.
4) Pague por anúncios roll: esse tipo de publicidade é veiculada no início dos vídeos e pode aumentar bastante o rendimento do canal. Porém, busque por produtos ou serviços que possam agradar seu público, para que os seguidores tenham interesse em visualizar o anúncio completamente, o que é importante para a sua monetização.
5) Seja influencer: ao ser influente na internet, você terá mais inscritos engajados com seu conteúdo. Ao promover um conteúdo que influencia o público, isso agrega valor ao seu canal.
Agora que você aprendeu essas técnicas, coloque em prática os ensinamentos e aumente o valor da receita da sua empresa com a monetização da plataforma.
*Fontes: Hotmart; Vid Monters
*Imagem: divulgação