Automação de atendimento e vendas é uma estratégia que utiliza tecnologia para otimizar e aprimorar os processos de interação com clientes. Isso envolve desde o momento em que as pessoas entram em contato com a empresa até a finalização da compra ou contratação.
Na RZT, automatizamos canais como WhatsApp, Instagram e Facebook. O serviço ajuda empresas de todos os portes e profissionais liberais a oferecer um serviço mais eficiente, personalizado e escalável.
Além disso, o processo permite que pessoas responsáveis pelo atendimento ao cliente se concentrem em tarefas de maior valor agregado. Vale reforçar que a presença do humano segue importante no relacionamento com o lead ou cliente, mas dedicando-se ao momento mais relevante da conversa.
Antes do início do trabalho, é feita uma reunião com o cliente, que detalha o negócio, os produtos e serviços oferecidos e o público. Neste momento, também levantamos informações importantes com as pessoas responsáveis pelo atendimento.
Os dados colhidos com os atendentes são cruciais para entendermos as principais dúvidas dos clientes, a jornada deles, as principais objeções, entre outras.
Com base nisso, elaboramos sugestões de fluxos de atendimento automatizado, com abordagem humana e agradável. Posteriormente, esse material é enviado para aprovação do cliente e aplicação de eventuais ajustes.
Antes de colocar os fluxos no ar, é feito todo um trabalho de onboarding, que consiste na contratação de ferramentas e respectivas configurações necessárias.
1. Redução de custos. Se você tem uma empresa, independentemente do setor ou porte, precisa se relacionar diariamente com clientes, fornecedores, prestadores de serviço… E, hoje, graças à tecnologia, o investimento feito para dar conta de tudo isso é muito menor do que o custo para ter vários profissionais no atendimento.
2. Agilidade. Nesta era digital que estamos vivenciando, os clientes querem, cada vez mais, serem atendidos rapidamente. Seja para resolver um problema, tirar uma dúvida, comprar um produto ou serviço… Com uma automação de atendimento e vendas, sua empresa interage instantaneamente e proporciona uma excelente experiência aos clientes.
3. Disponibilidade 24/7. Imagine ter um funcionário trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, no WhatsApp e no Instagram da sua empresa. E não reclamar, não cobrar hora extra, não ficar cansado… É justamente isso que as ferramentas fazem, gerando, mais uma vez, economia para seu negócio.
4. Aumento (e recuperação!) de vendas. Você tem noção de quanto dinheiro perdeu por não ter uma automação de atendimento e vendas? Caso seu negócio venda produtos digitais, certamente muitas pessoas já deixaram de comprar algo por não ter sido atendido naquele momento em que estavam prestes a passar o cartão de crédito. Outras simplesmente deixaram para depois, mas acabaram não concluindo a transação. Com a tecnologia, é possível lembrar os interessados sobre a finalização da compra, ajudar no processo…
5. Qualificação dos leads. Através de fluxos inteligentes, um processo automatizado faz com que as pessoas percorram o mesmo caminho que fariam se estivessem conversando com um humano. O bom é que, ao término dessa jornada, restarão para o atendente apenas os leads realmente interessados no produto ou serviço da empresa. A tecnologia faz essa seleção natural de qualificação. E isso vale muito!
6. Atendimento personalizado e sem erros. As ferramentas de automação de atendimento e vendas chamam os clientes pelo nome, podem (e devem!) ser configuradas para uma linguagem humana e agradável, não cometem erros de digitação, gramaticais ou ortográficos… Por tudo isso, a chance de encantar os clientes é enorme.
7. Uso inteligente dos seus colaboradores. É inegável que a tecnologia está substituindo muitas tarefas antes feitas apenas por humanos. Com isso, abre-se a possibilidade de os profissionais focarem seus esforços em questões mais estratégicas, deixando o trabalho braçal para as ferramentas.
Conte conosco para fortalecer o seu negócio.
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