Como fazer podcasts: as respostas para suas dúvidas estão aqui

Ao pensar em como fazer podcasts, é normal nos depararmos com uma série de dúvidas sobre como começar a investir neste tipo de conteúdo. Ficar indeciso em relação a equipamentos ou não saber bem como começar a construir uma audiência fiel são questões muito comuns. 

Se você também tem vontade de adotar o podcast na comunicação digital do seu negócio,  esse artigo pode te ajudar. A seguir eu destaquei algumas dúvidas que mais escuto dos meus alunos durante os cursos.

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Como fazer podcasts e alcançar bons resultados

Muitos estão pensando em como fazer podcasts depois do boom experimentado por este mercado. Uma série de fatores fez com que o Brasil se tornasse um dos maiores consumidores deste tipo de conteúdo no mundo, o que motivou uma série de investimentos no setor.

Dito isso, você tem todos os motivos para investir na produção deste tipo de conteúdo. Para te ajudar a ter mais confiança, confira dúvidas muito comuns para iniciantes neste meio. 

Por que se fala tanto em podcasts ultimamente?

Desde 2019 o mercado de podcasts está passando por um crescimento muito expressivo. E isso acontece tanto no número de ouvintes quanto na frequência de consumo. 

Segundo a última pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Globo, no último trimestre de 2020, cerca de 28 milhões de brasileiros escutam podcasts semanalmente. Isso mostra que esse tipo de conteúdo tem uma penetração bem alta na população.

É claro que a pandemia de Covid-19 ajudou muito nesse sentido. Isso porque as pessoas ficaram isoladas, passando muito tempo em casa e sem contato social. Deste modo, encontraram no podcast um refúgio para sentir a sensação de pertencimento dentro de uma comunidade.

O amplo crescimento dos podcasts está atraindo tanto pessoas que desejam divulgar o próprio trabalho como também anunciantes, que enxergam esta mídia como um grande potencial de investimento. Por conta disso, abrem-se muitas vagas e oportunidades dentro da indústria. 

O que é o Anchor e quais os prós e contras dele?

O Anchor é uma plataforma que foi fundada em 2015. Era uma startup focada em conectar o feed RSS – um recurso de distribuição de conteúdo em tempo real baseado na linguagem XML e que armazena seus áudios – com agregadores, como o Spotify, por exemplo. 

Então, o que o Anchor fez? Ele criou uma ferramenta capaz de unir esses dois recursos e distribuir automaticamente o conteúdo para as pessoas que estão escutando. Tudo isso em uma única ferramenta.

Essa é uma plataforma excelente e gratuita, que foi recentemente adquirida pelo Spotify, que tem investido muito nesta solução. Além disso, ele é muito intuitivo e a distribuição do conteúdo é feita automaticamente para mais de 80% dos agregadores.

O único ponto negativo do Anchor é que ele não é tão rebuscado. Então, se você tiver uma mesma marca e quiser fazer vários subprogramas dentro dela, terá que investir em um programa pago.

Qual é a melhor plataforma para aumentar o engajamento do meu podcast?

O Youtube está sendo muito utilizado pelos podcasters. Na verdade ela é, sim, uma ótima ferramenta para gerar engajamento porque tem um algoritmo bem refinado.

Prova é que se você pesquisar por podcasts no Youtube e assistir um ou dois programas, a plataforma já vai começar a recomendar esse tipo de conteúdo. E é justamente por conta disso que essa é a plataforma mais escolhida para aumentar o alcance dessa mídia.

Apesar disso, não basta apenas saturar seu canal do Youtube com podcasts. É preciso investir em estratégias baseadas em conceitos como SEO e Inbound Marketing para gerar tráfego orgânico, atraindo mais ouvintes. 

Isso é mais sustentável a longo prazo e consiste em utilizar também redes sociais e blogs para distribuir seu conteúdo de maneira uniforme. Trabalhar várias plataformas em conjunto é a maneira mais certeira de gerar um maior engajamento e trazer bons resultados. 

Lembrando que você precisa sempre ter em mente a intenção de criar em seus ouvintes o senso de comunidade. Deve-se unir as pessoas que buscam os mesmos assuntos, temas e discussões. 

Isso é um desafio e pode demorar, mas gera ouvintes fiéis que continuarão acompanhando seu podcast.

Qual microfone devo utilizar como iniciante?

Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está começando nesta indústria. É muito normal que você não tenha um orçamento dedicado para isso no início e que não consiga adquirir microfones caros, que custam facilmente mais de R$ 4 mil.

É claro que é indispensável ter um áudio de qualidade e que os microfones mais profissionais do mercado têm um valor elevado, mas também é verdade que existem processos a serem seguidos quando investimos no podcast. 

Isso significa que você pode sim começar a gravar seus programas com microfones mais acessíveis – de R$ 150 a R$ 200 – ou investir até mesmo naqueles que podem ser conectados no computador ou celular.

Então, é possível, sim, começar seu podcast com um orçamento mais enxuto e comprar melhores equipamentos ao longo do tempo, conforme aumentar sua experiência e audiência.

Com cuidados simples, como gravar em ambientes com menos ruído e evitar locais muito abertos, para impedir que seu material sofra com problemas de eco, você aumenta a qualidade do áudio com um microfone de iniciante.

Eu já organizei meu programa e estou pronto para começar, mas como posso monetizar meu conteúdo?

Você precisa ter em mente que o primeiro passo para monetizar seu conteúdo é construir uma audiência. Mas isso leva tempo e é preciso controlar suas expectativas.

O podcast é uma mídia mais intimista e, por isso, sua audiência será menor. Programas com mais de 500 mil visualizações e muitos inscritos são uma exceção dentro deste meio.

Dentro disso, um número de 5.000 a 10.000 ouvintes mensais é considerado uma audiência excelente. Com isso, você já consegue monetizar seu trabalho buscando patrocínio, afiliação de produtos ou até mesmo criando a sua própria loja virtual. 

Invista em fidelizar sua audiência que os lucros virão!

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Matheus Riga

Matheus Riga

Jornalista e especialista em conteúdo audiovisual. Atualmente trabalha na empresa de inovação ACE. Já passou também por Forbes Brasil, Estadão, DCI, Prefeitura de São Paulo e portal Terra, onde produziu mais de 100 programas de podcasts. Graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, tem também pós-gradução em Inovação, Design e Estratégia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). No Grupo RZT Comunicação, Matheus ministra cursos de Podcast e Edição de vídeos.

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