O uso das redes sociais parece simples, mas é preciso saber manejá-las para que a empresa consiga a consolidação que tanto deseja entre seu público-alvo. Antes de sair postando qualquer conteúdo para as diferentes mídias, entenda como funciona cada uma:
É a principal rede social do mundo, portanto, é essencial que as empresas criem uma fanpage nesta mídia. Segundo dados da própria plataforma, oito a cada dez usuários possui um perfil do Facebook no Brasil. Além da possibilidade de publicar anúncios e conteúdos exclusivos, a mídia também oferece métricas que permitem a marca conhecer melhor o público e aumentar o engajamento e conversões.
Para negócios ligados diretamente à imagem, esta é a rede mais interessante. O sistema de buscas por hashtags permite identificar e conhecer melhor os clientes, ter um feedback sobre produtos e serviços e criar campanhas e promoções para se aproximar dos consumidores. Outro recurso desta mídia é direcionar anúncios diretamente para o público-alvo.
[av_button label=’Conheça os cursos da RZT Comunicação!’ link=’manually, http://rztcomunicacao.com.brcursos/’ link_target=’_blank’ size=’large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue8c9′ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Snapchat
Esta tem sido a rede mais utilizada pelas gerações Y e Z. O Snapchat permite compartilhamento de fotos e vídeos ao vivo, com duração máxima de dez segundos. As “histórias” ficam disponíveis por 24 horas no perfil dos usuários e são apagadas automaticamente após este período. Tem sido muito usado para divulgação de tutoriais, lançamento de produtos e transmissão ao vivo de eventos.
É o aplicativo mais popular pra troca de mensagens. Pode ser um eficiente SAC para clientes, uma vez que permite fazer atendimento a qualquer hora, com vários clientes ao mesmo tempo e pouco investimento. Também pode ser utilizado para divulgar informações para grupos selecionados e como um canal para fechar vendas.
Enquanto o Snapchat é mais utilizado por jovens, o LinkedIn é voltado para o público corporativo, portanto, uma rede social mais séria. Esta rede tem como finalidade aproximar profissionais, conectar empresas e clientes e também é usado como canal de recrutamento. O recurso “Publisher” permite impulsionar artigos.
As marcas têm apenas 140 caracteres para publicações nesta rede e duas ferramentas principais. A primeira são as hashtags. Elas orientam as empresas a divulgarem promoções, produtos e serviços por meio dos assuntos mais comentados. A outra é o RT (retweet), que permite compartilhamentos das mensagens que mais condizem com os pensamentos dos consumidores.
Com informações do portal Administradores